Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Agosto de 2009 às 19:20
Por: Lucio Barbosa dos Santos

    Imprimir


A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Diamantino realizou na manhã desta terça-feira, 17, mais uma edição do “Dia Nacional do Campo Limpo”, um evento destinado a apresentar para a sociedade um balanço das atividades, premiar aqueles produtores mais eficientes na coleta e fazer congraçamento entre vendedores e consumidores de agrotóxicos e a sociedade civil como um todo. “Gente, vamos aproveitar a presença do prefeito Erival Capistrano porque é muito difícil um prefeito vir prestigiar esse evento”, disse a gerente da Central de Diamantino, Gilmara Guimarães, para lembrar que o chefe Executivo Municipal estava quebrando uma regra de seus antecessores, ao marcar presença no evento.

A unidade de Diamantino faz coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas desde 2004 e os motivos para comemorar são muitos. “Em 2005, um ano depois da instalação da unidade de Diamantino, foram coletadas 60 toneladas de embalagens; em 2008, esse número saltou para 300 toneladas, fazendo com que Diamantino seja hoje o quarto município brasileiro que mais coleta, dentre aqueles que possuem centrais de médio porte”, comemora Gilmara, acrescentando que “existem aqueles municípios que possuem grandes centrais”.

A Central de Diamantino recebe embalagens de todos os municípios da região e para isso, possui, além de um escritório de gestão e um barracão de armazenamento, duas prensas, uma empilhadeira e quatro operadores. A operacionalização de todo o sistema é simples: o agricultor ao comprar o produto recebe instruções no ato da compra; após usar o produto no campo, ele lava (tríplice), faz um furo no fundo da embalagem e armazena por um período de até um ano, contado da data da compra; em seguida leva para o Posto de Coleta ou Central de Recebimento. Após triagem, o material é encaminhado para reciclagem.

Para incentivar os agricultores e vendedores, a Central diamantinense implantou uma premiação que consiste em um certificado e um brinde que é entregue ao agricultor mais eficiente. “Os critérios são: cumprir o agendamento da entrega, organização da carga na entrega na Central e o percentual de embalagens contaminadas”, disse Gilmara Guimarães. Este ano receberam o prêmio: Ailton Ferdinando, Dirceu Moreti, Dirceu Calegaro, Ademar Augusto, Fazenda Camargo Correa, Fazenda Barra Bonita, Lavra Ltda, Weisul Agrícola, entre outros. O resultado desse trabalho





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155079/visualizar/