Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Agosto de 2009 às 19:13

    Imprimir


Os prefeitos brasileiros têm um prazo de 20 dias para contestar os números do novo censo divulgado na última semana pelo IBGE, que aponta crescimento populacional do país com reflexo junto aos Estados e municípios. A região do Araguaia voltou a crescer, mas timidadamente, se comparado ao crescimento verificado no nortão de Mato Grosso. O Araguaia, que conta com 32 municipios, contabiliza 315 mil habitantes, número ainda distante dos 450 mil habitantes do Nortão. Os destaques no Araguaia ficam por conta de Barra do Garças, Confresa, Água Boa e Vila Rica que somam juntos 120 mil habitantes. O censo divulgado pelo IBGE traz reflexos diretos à vida econômica dos municípios, pois representa aumento ou diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Historicamente, um dos municípios que pararam de crescer no Araguaia é Barra do Garças, que já ocupou a posição de quarta maior cidade do Estado, mas cedeu parte de sua área para o surgimento de outras cidades. A surpresa nos últimos anos tem sido Confresa, que já chegou a ter 27 mil habitantes, caiu para 21 mil em 2007 e agora surge com 22 mil habitantes. O crescimento de Confresa se deve aos projetos de assentamento que levaram 18 mil pessoas de uma vez só para a cidade na década de 90.

O prefeito de Água Boa, Mauricio Tonhá (PR), o Maurição, considerado o maior líder político da região, entende que o Araguaia vai voltar a crescer depois do asfaltamento da BR-158 e da estrada do calcário. “O Nortão cresceu muito com a madeira, soja e algodão. Agora é o Araguaia que vai crescer com bioenergia, soja, calcário e confinamento de gado. Nós temos muitas terras que ainda não foram exploradas ainda” ponderou. Maurição, que é afilhado político do governador Blairo Maggi, prefere não falar sobre a divisão de Estado mesmo admitindo a existência de grupos políticos na região favoráveis ao surgimento do Estado do Araguaia. “O Estado do Tocantins é uma experiência que mostra que a divisão pode dar certo”.

Os prefeitos torcem agora pelo asfaltamento da MT-100 de Pontal até Alto Araguaia. “Nós precisamos desse asfalto para voltar a crescer com toda força” destacou o prefeito de Torixoréu, Máximo Antonio Barriga (PSB). Ele diz que não ficou contente com os números divulgados pelo IBGE, mas ponderou que existe uma vontade na cidade de mudar esse resultado. “Nós vamos nos reunir com os vereadores para estudar a possibilidade de recorrer”. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155080/visualizar/