Indústria de transformação em recuperação
Pesquisa aponta estabilidade para o terceiro trimestre de 2009
As micro e pequenas indústrias mineiras de transformação registraram crescimento do faturamento e produção no segundo trimestre deste ano. Até o final de setembro a previsão é de estabilidade. A expectativa é apontada pela Sondagem Trimestral realizada pelo SEBRAE-MG e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
A pesquisa mostra a avaliação dos entrevistados em relação ao desempenho das empresas no segundo trimestre do ano e a expectativa para o terceiro. Participaram da Sondagem 732 empresas dos segmentos de alimentos, metalurgia, móveis, minerais não-metálicos, calçados e artefatos de couro e confecção.
Apesar da crise, as micro e pequenas indústrias mineiras de transformação indicaram aumento de 14,8% do faturamento. Os segmentos que tiveram maior aumento foram o de calçados e artefatos de couro e confecção, impulsionados principalmente pelas vendas de inverno.
Também foi notado crescimento da produção física e da utilização da capacidade instalada. Porém o número de empregos teve queda de 0,1%. Mesmo negativo, o índice foi melhor que no primeiro trimestre quando houve recuo de 3,4%.
Para o terceiro trimestre deste ano, as previsões para o faturamento, a produção, o preços dos produtos e o número de empregos são de estabilidade, de acordo com a maioria dos entrevistados.
2º trimestre de 2009
14,8% de crescimento no faturamento
2,9% de aumento da utilização da capacidade instalada
0,1% de queda no número de postos de trabalho
3,5% de aumento com despesas de pessoal
43,7% dos entrevistados afirmaram que ampliaram a produção
3º trimestre de 2009
Faturamento
51,2% dos entrevistados acreditam em estabilidade
38% esperam aumento
Produção
56,8% apontam manutenção
33,7% acreditam em crescimento
9,4% preveem redução
Emprego
80,6% dos entrevistados apontam estabilidade
Preços
90% acreditam em manutenção
4,8% em aumento
5,2% em redução
Comentários