Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Agosto de 2009 às 10:13
Por: Lidiana Cuiabano

    Imprimir


Cerca de 5% de redução dos focos de calor nos primeiros 30 dias de atuação do Comitê de Gestão do Fogo em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a avaliação do coordenador do Comitê, tenente-coronel BM Alessandro Borges, sobre a atuação do programa do Governo do Estado, que objetiva combater as queimadas e incêndios florestais no período proibitivo – 15 de julho a 15 de setembro.

O trabalho do Comitê de Gestão do Fogo é resultado da atuação conjunta de vários órgãos do governo, tais como Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Segundo o coordenador do comitê a estimativa é que o trabalho de combate às queimadas e incêndios florestais este ano seja redobrado, em virtude da grande estiagem no Estado. “O tempo está muito seco e a umidade do ar está baixa, o que facilita as queimadas, portanto, a equipe do Comitê começará a percorrer os locais de maior índice de calor no Estado para evitar e prevenir os focos de queimadas”, disse o militar.

Foram colocados à disposição do Comitê para execução do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais 120 militares do Corpo de Bombeiros e 70 brigadistas contratados e treinados para atuar em incêndios, com objetivo de prevenir e combater às queimadas nos sete parques estaduais de Mato Grosso.

Unidades do Corpo de Bombeiros Militar dos municípios de Sorriso, Alta Floresta, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Barra do Garças, Cuiabá e Várzea Grande estão se unindo na realização de um trabalho de prevenção e combate às queimadas.

Além dessas cidades, existem mais quatro municípios com postos fixos do Corpo de Bombeiros: Juína, Colniza, Água Boa e Vila Rica - locais que estão estruturados com viaturas e equipamentos de combate ao fogo para atuarem nos três meses de proibição das queimadas.

COMBATE AO FOGO

Equipe do Comitê da Gestão do Fogo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros contiveram no último fim de semana dois incêndios na região do município de Chapada dos Guimarães. O primeiro foi na sexta-feira (14.08) nas imediações do Lago do Manso (cerca de 122 quilômetros de Cuiabá).

O fogo consumiu aproximadamente 100 hectares da vegetação local. Os focos se alastraram rapidamente por conta da vegetação seca, do vento e da baixa umidade relativa do ar. Nove militares do Corpo de Bombeiros trabalharam no combate às chamas com apoio de 13 viaturas de combate a incêndio.

Por volta do meio-dia do último domingo (16.08), uma área de 10 hectares nas regiões do rio Mutuca, Coxipozinho e rodovia Emanuel Pinheiro também foi tomada pelo fogo. Trabalharam no combate às chamas 14 brigadistas que ficam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães além de 15 militares do Corpo de Bombeiros. As chamas foram cessadas no mesmo dia.

Segundo o coordenador do Comitê de Gestão do Fogo, tenente-coronel BM Alessandro Borges, para melhor desempenho na atuação de combate aos dois incêndios ocorridos no fim de semana na região, a equipe do Comitê realizou um sobrevoo com apoio da aeronave do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciopaer) nas áreas atingidas para ver a quantidade de equipamentos e material humano que seriam necessários para conter as chamas. “Nas duas situações realizamos um atendimento rápido e eficiente, evitando que o fogo atingisse alguma área de preservação ambiental, como do Parque Nacional”, frisou o coordenador.

Ainda não se sabe as causas dos dois incêndios.

*Com informações da Sema-MT





Fonte: Corpo de Bombeiros-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155136/visualizar/