Atentado talibã deixa 7 mortos no Afeganistão
Subiu para sete o número de mortos após atentado em Cabul, no Afeganistão, neste sábado (15).
Inicialmente, o porta-voz do Ministério da Defesa afegão, Yousuf Azimy, informou a morte de três pessoas e ferimentos em outras 14. Mais tarde, ele atualizou o índice para sete vítimas fatais e 91 feridos.
O Talibã assumiu o atentado em Cabul, em que um carro-bomba explodiu no Centro da capital. Um porta-voz do grupo radical afirmou que o alvo do ataque era a embaixada dos Estados Unidos. Os terroristas, porém, não conseguiram chegar até lá, e detornaram os explosivos antes do planejado.
O ataque ocorreu a apenas cinco dias das eleições presidenciais, perto de uma base da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na área das embaixadas estrangeiras.
500 kg de explosivos
O porta-voz habitual dos insurgentes talibãs, Zabihula Mujahid, revindicou o atentado por telefone à agência de notícias France Presse (AFP). Segundo o porta-voz, o carro-bomba carregava 500 quilos de explosivos.
A explosão aconteceu às 8h30 (horário local, 1h de Brasília) e deixou uma densa nuvem de fumaça em torno da área da embaixada americana no Afeganistão.
O país realizará no próximo dia 20 eleições presidenciais, mas os insurgentes talibãs pediram aos eleitores um boicote ao pleito.
Cabul é vigiada por uma forte presença das tropas afegãs e da polícia local, que cuidam da segurança dos edifícios governamentais e controlam o acesso às vias que levam às embaixadas estrangeiras.
(*) Com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters
Comentários