Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 15 de Agosto de 2009 às 08:57

    Imprimir


Após dois empates consecutivos, o Palmeiras tenta fazer sua parte às 17h30, contra o Botafogo, para ficar com o simbólico título de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A vitória no Palestra Itália não garantirá o título, já que o Internacional tem jogos atrasados, mas assegurará, pelo menos, mais um feito para Muricy Ramalho.

Apesar de ter comandado o time somente nas quatro últimas partidas, o treinador terminará a primeira metade da competição à frente de uma equipe que terá 39 pontos, se triunfar neste fim de semana, com aproveitamento de 68,42%. Somente o São Paulo comandado por ele em 2007, que foi campeão ao final do ano, chegou melhor a esta parte do torneio: 70,17% de aproveitamento, com 40 pontos.

Em relação à comparação com outros campeões de turno, porém, a atual campanha alviverde demonstra o equilíbrio da edição de 2009. No ano passado, o Grêmio, líder a esta altura da disputa, tornou-se o mais eficiente primeiro colocado na parte inicial na era dos pontos corridos. Foram 41 pontos somados em 19 jogos, com 71,92% de aproveitamento.

Nas quatro primeiras edições do Nacional neste regulamento, a igualdade era maior. Em 2003, o Cruzeiro foi campeão do turno com 68,11% de aproveitamento. O Santos, em 2004, foi pior, com 59,42%. Já o Corinthians, em 2005, e o São Paulo, em 2006, tiveram desempenho igual: 66,66%.

Para se tornar o terceiro melhor campeão de turno do Brasileiro, porém, o Palmeiras terá de fazer mais do que somar três pontos neste sábado. Além de triunfar, o time de Muricy Ramalho precisará torcer para que o Internacional não vença um de seus três compromissos válidos pela metade inicial do Brasil - contra Santo André, Santos e Atlético-MG.

Estas contas, entretanto, não incomodarão Muricy. "Este jogo, o último do turno, passa a ser uma decisão como foi o de quarta-feira. O que vale é continuar em primeiro. Este é o nosso desafio. O primeiro turno é só um título simbólico. No ano passado, o Grêmio ganhou e não aconteceu nada", disse o técnico do Palmeiras, lembrando que o São Paulo, sob seu comando, ficou com o título brasileiro - antes disso, todos os campeões de turno em pontos corridos foram campeões nacionais no fim do ano.

De qualquer maneira, a vitória em casa dá ao Verdão pelo menos o segundo lugar no turno, já que o Atlético-MG não o alcançaria. Mas, para Muricy, o que deve ser valorizado no duelo contra o Botafogo são os três pontos. "O Palmeiras tem a obrigação de ganhar toda hora. Todo jogo é importante", frisou o técnico.

Depois de empatar por 1 a 1 com o Atlético-MG na quarta-feira, o atual líder não realizou nenhum coletivo. Para descansar seus jogadores, a comissão técnica decidiu mexer na escalação apenas na conversa. Muricy não confirmou, mas é certo que Edmilson volta após cumprir gancho no lugar de Sandro Silva, enquanto Armero, que defendia a seleção colombiana, joga na vaga do suspenso Marcão.

A maior dúvida está no ataque. Obina, que já não jogou no Mineirão por entorse no tornozelo direito, fará teste no vestiário para saber se joga neste fim de semana. Se for vetado novamente, Ortigoza será mantido, já que Muricy não tem gostado do time com dois atacantes juntos.

Com qualquer escalação, a ordem é ignorar qualquer cansaço. "Agora é a hora da superação. Temos todos que estar com a cabeça 100% no Botafogo porque vai ser mais um jogo da vida. Ser campeão do turno é muito importante porque continuamos na liderança", indicou Pierre.

Já o Botafogo vive situação quase inversa. Apesar de o Glorioso vir de dois resultados negativos, sendo o mais recente uma derrota de 1 a 0 para o Atlético-PR, e de flertar com a zona de rebaixamento com 19 pontos, o time ganhou fôlego extra com a mudança na comissão técnica. Estevam Soares vai estrear após assumir a vaga do demitido Ney Franco.

Animados, os cariocas não se colocam nem na condição de azarão em São Paulo. Apesar de reconhecer as dificuldades que serão encontradas no Palestra Itália, o novo treinador alvinegro não cogita outro resultado que não seja a vitória. "Sabemos que teremos um jogo muito complicado, ninguém questiona a qualidade do Palmeiras e o crescimento deles quando joga em casa. Mas temos que começar a arrancar", pediu Estevam.

E os novos comandados do técnico que deixou o Barueri nesta semana entendem que precisam explorar a pressão da torcida rival. "O Botafogo sabe o que representa para a nossa equipe uma vitória neste sábado, pois seria a possibilidade de começarmos uma subida no Brasileiro. Entendemos que o Palmeiras vai pressionar muito o nosso time e temos que tirar proveito disso. Se o gol demorar a sair, o time deles vai ser pressionado pela torcida. Precisamos atuar com muita inteligência", ensinou Lucio Flavio.

Em relação ao time para esta partida, Estevam Soares deixou claro nos treinos que vai adotar um esquema bem cauteloso, baseado na segurança de três zagueiros e no congestionamento de meio-de-campo. O zagueiro Juninho volta de suspensão e vai formar trio com Wellington e com Eduardo. O lateral-direito Alessandro, que cumpre suspensão, dará lugar a Thiaguinho.

Outro que cumpre gancho por ter recebido o terceiro amarelo, o atacante Víctor Simões não dará lugar a um colega de posição. O time va jogar no 3-6-1, com Fahel entrando para formar dupla de volante com Leandro Guerreiro. Sem poder contar com o goleiro uruguaio Castillo, que se recupera de uma lesão na panturrilha esquerda, e nem com Renan, que ainda sofre com dores na região pubiana, o treinador vai escalar Flávio, titular pela primeira vez.

PALMEIRAS x BOTAFOGO

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Data: 15 de agosto de 2009, sábado

Horário: 17h30

Árbitro: Cláudio Mercante (PE)

Assistentes: Jossemmar Moutinho e Luciano Cruz (ambos de PE)

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmilson, Souza e Cleiton Xavier; Diego Souza e Obina (Ortigoza) Técnico: Muricy Ramalho

BOTAFOGO: Flávio; Wellington, Juninho e Eduardo; Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Fahel, Jônatas, Lucio Flavio e Batista; André Lima Técnico: Estevam Soares





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155340/visualizar/