Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 14 de Agosto de 2009 às 23:59
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Produzido com abacaxi pérola, que tem uma polpa branca e menos ácida e mais doce, o concentrado é comercializado no mercado interno e externo. Uma das barreiras está na produção para atender a indústria.

Em operação desde 2006, a Indústria Tropical Polpa de Frutas emprega diretamente 25 funcionários. Está localizada em uma área de 13 hectares, no Jardim Industrial de Tangará da Serra, e fabrica tanto o concentrado de abacaxi como de maracujá, de forma alternada. Foi implantada com 50% de recursos próprios e outros 50% com financiamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

A produção (concentrado) é armazenada em grandes envazadores e vendida para outras empresas fazerem o suco, como: Tecnovin do Brasil Ltda, Cargil Sucos (exporta), Wom Products, Nestlé Sorvetes. Os resíduos das frutas são utilizados para adubação da lavoura, de consumo próprio.

Apesar de a indústria estar funcionando, não foi elaborado uma política pela prefeitura para incentivar a plantação da matéria-prima. O problema foi apresentado durante a visita do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, a fábrica, em Tangará da Serra.

Maicon Fogliato, proprietário da indústria, apontou a produção de fruta como uma alternativa para fomentar a agricultura familiar ou um Arranjo Produtivo Local (APL). “Além de gerar emprego e renda, a demanda abasteceria a indústria, ou seja, tem destino certo”, declarou Maicon.





Fonte: Assessoria Sicme

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155353/visualizar/