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Terça - 11 de Agosto de 2009 às 07:39
Por: Fabiana Reis

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Mato Grosso registra um total de 27,655 mil pedidos de portabilidade numérica junto às operadoras de telefonia. Os números abrangem tanto a telefonia fixa quanto a móvel. Do total de requerimentos, a maior parte é de usuários de celulares, que totaliza 17,392 mil solicitações o que corresponde a 62,8% do total. Os de telefones fixos somam 10,263 mil pedidos. O balanço sobre a portabilidade é da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) e incluem os pedidos feitos até domingo (09).

De todo o volume registrado, a quantidade de números portados no período é de 19,063 mil, o que corresponde ao atendimento a 68,9% do total de solicitações. Estratificando os números, são 12,802 mil de telefones móveis e outros 6,261 mil telefones fixos. "Temos que considerar que há um prazo de cinco dias para que o pedido seja efetivado e que há ainda os pedidos com data agendada para ser migrado", considera o presidente da ABR Telecom, José Moreira, ao afirmar que o processo de portabilidade em todos os 67 códigos de DDDs do país foi concluído no dia 2 de março deste ano, nove dias antes do previsto.

No Brasil, conforme dados da associação, 1,668 milhão de números já foram migrados de uma operadora para outra ante a 2,479 milhões de pedidos. Estes dados englobam as solicitações para telefonia fixa e móvel. "Com estes números avaliamos que o nível de eficiência na portabilidade é de 93%. Neste percentual estão os pedidos atendidos, as solicitações aprovadas e agendadas". Ele afirma que dos outros 7%, 6% não foram concluídos por divergências de informações repassadas pelos próprios usuários à operadora com a qual trabalha atualmente, e outro 1% é de problemas que a associação pode resolver.

Moreira lembra que o pedido da portabilidade deve ser feito pelo titular da linha telefônica junto à operadora para qual quer migrar e que é necessário que ele se lembre de todos os dados pessoais fornecidos. "Isso porque a operadora para qual ele quer mudar vai buscar os dados dele na atual e comparar as informações repassadas pelo cliente. Se tiver alguma divergência de informação, o pedido não se concretiza", diz ao revelar que o usuário terá de corrigir as informações e fazer um novo pedido.

O presidente diz ainda que a portabilidade não desobriga o usuário de compromissos firmados com a antiga operadora, a exemplo de débitos e até mesmo multas, no caso de planos cujo contrato prevê um período de fidelidade.





Fonte: A Gazeta

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