Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 10 de Agosto de 2009 às 22:53

    Imprimir


A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) negou nesta segunda-feira que tenha se encontrado com a ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira para pedir rapidez nas investigações contra as empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Em Natal, onde anunciou obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, Dilma afirmou que nunca fez esse pedido para a ex-secretária. "Encontrei com a secretária da Receita várias vezes e com outras pessoas junto em grandes reuniões. Essa reunião privada a que ela se refere eu não tive", afirmou, segundo o "Jornal Nacional", da TV Globo.

Segundo reportagem da Folha publicada ontem, a ex-secretaria da Receita Lina Maria Vieira disse ter sido chamada para um encontro a sós com Dilma em dezembro do ano passado. No encontro, a ministra teria pedido que a investigação fosse concluída rapidamente.

A ex-secretária diz ter interpretado o pedido como um recado para encerrar a investigação. Na reportagem da Folha, a ministra já havia dito por meio de sua assessoria que "jamais pediu qualquer coisa desse tipo à secretária da Receita Federal".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como uma fantasia e um "ledo engano" o pedido que Dilma teria feito à ex-secretária da Receita. Em entrevista em Quito, antes de retornar a Brasília, Lula disse que não conversou com Dilma sobre o assunto mas ressaltou que duvida que a ministra tenha "mandado recado" para alguém sobre o assunto.

"Quem construiu essa fantasia, essa história, em algum momento vai ter que dizer que foi um ledo engano. Pode escrever a matéria e assim embaixo: 'erramos'. Porque não faz parte da personalidade da Dilma, e eu --sem ter conversado com a Dilma sobre o assunto de ontem para hoje-- duvido que a Dilma tenha mandado um recado ou conversado com qualquer pessoa a esse respeito. Não faz parte da formação política da Dilma", afirmou.

Retorno

O presidente antecipou seu retorno de Quito, onde acontece a cúpula da Unasul (União das Nações Sul Americanas) e deveria participar da posse do presidente equatoriano Rafael Correa. Segundo informa reportagem de Eliane Cantanhêde na Folha, Lula decidiu passar ao largo das disputas e pressões em Quito. Como o Brasil se arvora líder da região e faz questão de manter canais abertos com todos os lados, ele decidiu antecipar o retorno a Brasília.

Antes de deixar Quito, Lula justificou seu retorno antecipado. Ele disse estar preocupado com o estado de saúde do vice-presidente José Alencar, que hoje pela manhã voltou ao hospital para fazer exames.

Lula disse que conversou ontem à noite, por telefone, com Alencar. Segundo o presidente, o vice disse que estava bem e que já pensava em retornar para Brasília. Porém, hoje pela manhã foi informado que Alencar tinha retornado ao hospital ontem, às 23h, porque urinou sangue.

"Eu fiquei preocupado e comuniquei ao presidente Rafael Correa que não ia ficar para a posse", afirmou Lula, antes de embarcar para o Brasil.

Alencar realizou exames e já retornou para o seu apartamento em São Paulo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155596/visualizar/