Frente fria pode melhorar umidade em Mato Grosso
A chegada de uma frente fria amanhã deve atenuar o baixo índice de umidade relativa do ar que deixa Mato Grosso em estado de alerta há pelo menos dois dias, ou seja, em torno de 20% a 12%. A Organização Mundial de Saúde recomenda níveis acima de 60% como ideal. Esta semana, a umidade chegou a 15% na Capital.
A temperatura deve variar entre 17°C e 30°C amanhã, caindo um pouco mais nesta segunda-feira, quando estará entre 12°C e 26°C, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A queda na temperatura pode trazer chuva para o centro-sul do estado, o que afastaria temporariamente o risco da umidade ficar abaixo de 12% e configurar situação de emergência.
O calor deve voltar na quarta-feira, para quando está prevista a temperatura máxima de 34°, com a possibilidade de chuva em apenas 5%.
A atual combinação climática - calor e pouca umidade no ar - favorece a queima da vegetação e, assim, os focos de calor se alastram. Levando-se em conta os registros de todos os satélites, de 1 a 31 de julho foram 5.304 focos em Mato Grosso. O número é inferior ao registrado em 2008, quando houve 6.843 focos. Porém, ainda é preocupante. No mesmo período desse ano Rondônia teve 149 focos de calor, enquanto o Acre apresentou somente 10. (Com assessoria)
Comentários