Investimento no setor energético permitiu alavancada no desenvolvimento de Mato Grosso
As indústrias de Mato Grosso apresentaram um crescimento de 140% nos últimos anos e isso só foi possível com a equação energética ocorrida nas duas últimas décadas no Estado. Foi nesse clima de agradecimento pelo trabalho executado para solucionar definitivamente o problema de abastecimento energético de Mato Grosso que o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, recebeu na noite desta quinta-feira (06.08) o Prêmio Mérito Industrial Júlio Müller, oferecido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
O homenageado foi presidente da Eletronorte de 1996 a 2003 e durante esse período o Estado recebeu investimentos estruturantes no setor energético, como a implantação da linha de transmissão Cuiabá-Sinop. O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou da cerimônia, e reforçou que é justa a homenagem por se tratar de um profissional que realmente contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, já que sem a geração de energia existente hoje seria impossível obter o desempenho econômico atual. “Mato Grosso cresce nos últimos anos no mesmo índice da China, é um dos Estados de maior oportunidade, é o maior produtor de grãos, carne, algodão, tem potencial mineral e o que nós precisávamos veio, a energia e com ela a instalação de grandes empresas para agregar valor e verticalizar a economia”, destacou o vice-governador.
O engenheiro eletricista, que atua na área energética há 46 anos, preside a Eletrobrás desde março de 2008 e de forma descontraída disse que quando iniciou o trabalho de levar energia às mais diferentes e distantes regiões foi chamado de ‘sonhador louco’ e hoje é apontado como um visionário, estrategista e empreendedor.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Mauro Mendes, foi enfático ao justificar a homenagem, ele lembrou que antes dessa equação energética, muitas indústrias não vinham para cá porque não tinha energia suficiente para atender a demanda.“Mato Grosso é hoje talvez uma das regiões do planeta que mais produz alimentos, respeitando o meio ambiente. Produz milhões de alimentos, é um Estado que está crescendo e vai continuar crescendo”, complementou o presidente da Fiemt.
José Antônio Muniz, que também recebeu o título de Cidadão Mato-grossense, concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destacou que os grandes investidores já conhecem o potencial do Estado. “Aqui tem terra boa, água, energia e estradas, o governador Blairo Maggi fez muitas estradas asfaltadas e ainda mais com a Copa 2014, que será uma vitrine”, frisou o homenageado.
PRÊMIO – O Mérito Industrial Júlio Müller, único e mais importante título entregue pela Fiemt - foi instituído em 1985 e, desde então, já homenageou 27 personalidades, entre elas o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.
Os indicados da edição 2009 foram definidos entre membros da Diretoria da Fiemt e Conselho de Representantes da instituição, da Universidade Federal de Mato Grosso e da Academia Mato-grossense de Letras.
Além do presidente da Eletrobrás, o senador Jonas Pinheiro da Silva (in memoriam) e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Queiróz Neto, compõem os homenageados deste ano. A entrega da comenda ao presidente da CNI e ao representante do senador será agendada para outra data.
Segundo o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes, a escolha de Júlio Müller como patrono da comenda foi motivada por sua imensa contribuição ao progresso socioeconômico de Mato Grosso.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho; da senadora Serys Slhessarenko; deputados federais Wellington Fagundes, Valtenir Pereira, Eliene Lima e do deputado estadual Mauro Savi. O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo também prestigiou o evento.
Comentários