Gripe suína preocupa 36% dos brasileiros, diz pesquisa
O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ibope Inteligência, em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). O Brasil foi um dos 19 países onde a pesquisa foi realizada. No total, foram ouvidas 18.558 pessoas, sendo 2 mil brasileiros.
O Brasil está entre os cinco países que mais se preocupam com a pandemia, mesmo assim, o Ibope considera baixo o índice de 36% de preocupação. O maior nível foi verificado na China, com 64% de pessoas que disseram estar preocupadas.
O nível de percepção do preparo do País em relação à doença também é considerado baixo. O mais alto deles, entre os países pesquisados, é da Suíça, onde 83% consideram que o país está preparado para combater a gripe suína.
No Brasil, o maior índice de preocupação, se analisado o perfil socioeconômico dos entrevistados, está entre os mais pobres. Nas classes D-E a preocupação chega a 42%, sendo reduzido na medida em que aumenta a classe socioeconômica: 37% na classe C e 27% na A-B.
Em termos regionais, a população do Nordeste se mostra mais preocupada do que as demais: 44%. No Norte, os preocupados somam 34%. Já as regiões Sul e Sudeste apresentam índice de preocupação de 36% e 31%, respectivamente.
No Brasil, as 2 mil entrevistas foram realizadas em todo o território nacional. Os demais países onde foi feita a pesquisa são Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Islândia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Suíça.
Comentários