Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 20:39

    Imprimir


A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira (4), mais 21 mortes por causa da nova gripe no estado. Até segunda-feira (3), ainda segundo a secretaria, quatro mortes haviam sido confirmadas.

O governo estadual diz que o aumento repentino no número de confirmações ocorreu devido à maior agilidade na divulgação dos resultados dos exames, que começaram a ser feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) na semana passada.

Esse é o quarto laboratório do país a fazer esse tipo de teste. "A partir do momento que começamos a fazer os exames pelo Lacen, começamos a ter os resultados em maior volume e numa velocidade maior. Porém os casos de óbitos necessitam da validação pela Fiocruz para que o Ministério da Saúde tenha um único padrão de informação. E obtivemos hoje a autorização do ministro para que a gente, uma vez tendo o resultado do Lacen, já comunique os óbitos confirmados", disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, em entrevista coletiva.

A expectativa era de que fossem realizados, em média, cem exames por dia, de amostras coletadas no Paraná.

Para Martin, apesar do aumento no número de mortes confirmadas, não há motivo para pânico. "Entendo que é um comportamento dentro do que esperávamos. São números bem melhores do que verificamos em outros países e mesmo em outros estados que têm características climáticas e populacionais semelhantes às nossas."

O primeiro caso de morte no Paraná foi confirmado em 21 de julho e teria ocorrido na região de Jacarezinho (PR). A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, em 27 de julho, outras três mortes causadas pela nova gripe na região de Curitiba.

Considerando os dados confirmados por prefeituras, em todo o país foram registradas, até agora, 123 mortes em decorrência da nova gripe.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156030/visualizar/