Grande Cuiabá tem 167 assassinatos em sete meses
Relatório divulgado nesta terça-feira (04), pela Polícia Civil sobre as ocorrências em Cuiabá e Várzea Grande no primeiro semestre mais o mês de julho deste ano mostra um crescimento no número de homicídios. Esse aumento foi influenciado principalmente pelos crimes registrados em Cuiabá. No mesmo período do ano passado, entre janeiro e julho, as duas maiores cidades do estado registraram juntas 163 homicídios contra 167 este ano.
Mas em Várzea Grande, apesar de assustar, o número permanece estável. Foram 54 homicídios, o mesmo número do ano passado. Já em Cuiabá esse número saltou de 109 nos primeiros sete meses de 2008 para 113 este ano.
Outra comparação que chama a atenção é a do mês de julho deste ano com o mesmo período do ano passado nas duas cidades. Este ano o aumento de mortes é superior a 100%. Em julho de 2008 Cuiabá registrou 08 homicídios, enquanto que em 2009 foram 17 assassinatos registrados.
Em Várzea Grande, comparando o mesmo mês, são 10 homicídios em 2009 contra apenas 04 no ano passado. Um aumento superior a 100%. Em Cuiabá, julho foi o terceiro mês mais violento de 2009, perdendo apenas para janeiro com 19 assassinatos, e maio que registrou 22.
Já na cidade de Vázea Grande, julho está entre os três mais violentos deste ano. Na segunda maior cidade do estado, os meses de abril, junho e julho registraram 10 homicídios cada mês. O segundo mês mais violento do ano em Várzea Grande é maio com 09 assassinatos.
O comparativo de crimes no primeiro semestre mais o mês de julho, nas duas cidades, mostra que em Várzea Grande o número de homicídios vem aumentando desde 2007, mas em 2008 e 2009 eles mostram uma estabilidade. Não aumentaram, mas também não tiveram uma queda, o que representaria, em tese, um controle da violência.
Mas em Cuiabá, depois de uma queda no número de homicídios nos sete primeiros meses do ano passado na comparação com 2007, este ano os números mostram um aumento da violência. Foram registrados quatro homicídios a mais em 2009 do que em 2008, chegando quase ao mesmo número de 2007, o período mais violento dos últimos três anos.
O mês mais violento nos últimos três anos
Em Cuiabá, na comparação do primeiro semestre mais o mês de julho dos últimos três anos, janeiro de 2008 foi o mais violento, com 25 homicídios. E na cidade de Várzea Grande o mês mais violento foi janeiro de 2007 com 15 homicídios. Somando todos os homicídios só no primeiro semestre dos últimos três anos na Grande Cuiabá, chegamos ao número de 494 pessoas assassinadas, uma situação que assusta. Se forem somados todos os homicídios dos 12 meses dos três últimos anos esse número é ainda mais assustador.
Comentários