Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 29 de Julho de 2009 às 17:24
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Juara, MT – Para fomentar a piscicultura em Mato Grosso, será lançado o Programa Estadual de Aquicultura durante o 2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de Água Doce, no Centro de Eventos do Pantanal, de 25 a 28 de agosto. Uma das diretrizes do programa que foi adiantada pelo superintendente de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (Seder), Paulo Bilégo, durante a Seder Itinerante é a criação de Centros Regionais de Operação para Aquicultura (Creopa) e a instalação de um abatedouro de peixes em cada consórcio regional.

“A ideia é de que os municípios encaminhem a produção nesses frigoríficos para que o produto seja processado e transportado. Os peixes com vísceras poderão ser transportados até um raio de 200 quilômetros, sem as vísceras e congelados mais do que isso”, comentou Bilégo. Já o Creopa será um local dedicado para o treinamento de produtores interessados em investir na área, na qualificação do manejo dos peixes e no curtimento de peles. Além do incentivo a criação de peixe de água doce como tambacu, pacu e tambaqui, o programa elaborado pela Seder a pedido do governador Blairo Maggi, também incentiva a criação de jacaré, rã e quelônios (tartarugas).

Também foi apresentado o Programa Mato-grossense de Incentivo a Cadeia Produtiva do Leite. Bilégo comentou ainda que 75% do leite produzido em Mato Grosso é transformado em queijo mussarela, 10% em outros tipos de queijo e 15% processado em leite UHT (caixinha) ou barriga mole (saquinhos).

O programa pretende aumentar cinco vezes a produção atual de leite no Estado, hoje de 1,7 milhão de litros ao ano para 5 milhões dentro de cinco anos. Também foi pensado o aumento da industrialização do produto nos laticínios, que hoje operam com 50% da capacidade por falta do leite. A Seder já doou doses de sêmen de gado holandês para melhorar a genética. Todos os consórcios regionais receberam as doses e distribuíram aos municípios nesta fase experimental.

Além do superintendente de Projetos Especiais Paulo Bilégo, participam da Seder Itinerante na região Noroeste, o secretário adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco, o assessor especial, Gilberto de Werk e o assistente técnico Wilson Pereira.

Ainda foi apresentado nas reuniões com os prefeitos, secretários de agricultura, lideranças políticas e assentados todas as ações do Governo de Mato Grosso na área da agricultura familiar.





Fonte: Assessoria Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156422/visualizar/