Ataque a embarcação deixa ao menos cinco mortos na Colômbia
A emboscada contra o barco --que transportava uma patrulha de militares e civis encarregada da erradicação manual de cultivos ilícitos-- ocorreu na segunda-feira à tarde no município do Medio San Juan, no sul de Chocó, e deixou ainda seis desaparecidos.
Homens lançaram granadas contra a embarcação a partir da margem do rio e dispararam com fuzis contra os ocupantes, relatou à Caracol Radio o prefeito de Medio San Juan, Pastor Mosquera.
O secretário de governo de Chocó, Luis Murillo, atribuiu o atentado às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas o prefeito se absteve de apontar um culpado, lembrando que na região também operam gangues de narcotráfico.
Segundo Mosquera, cerca de 200 agricultores trabalham há três meses na erradicação manual de 1.500 hectares de plantação de folha de coca em Medio San Juan, sob custódia de um número igual de soldados.
Dois dos feridos, um deles em estado muito grave, estão sendo atendidos no posto de enfermaria da área.
O prefeito afirmou que os outros três feridos ainda não puderam receber atendimento médico, porque estão em um lugar de difícil acesso, e que continua a busca dos seis desaparecidos.
Com Efe e France Presse
Comentários