Pandemia é moderada e maioria tem sintomas leves, diz OMS
A pandemia de gripe suína continua sendo moderada e, na grande maioria de casos, as pessoas infectadas apresentam sintomas leves e que são semelhantes aos de qualquer outro tipo de gripe, afirmou nesta terça a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Aphaluck Bhatiasevi, porta-voz da organização, reiterou que o vírus continua se propagando, principalmente, entre as crianças e adolescentes (predominantemente entre 12 e 17 anos).
No entanto, a média de idade aumenta consideravelmente quando se trata de doentes que desenvolvem sintomas graves e que requerem hospitalização.
Sobre o tratamento, a porta-voz disse que continua a recomendação de utilizar o antiviral Tamiflu nas pessoas com o vírus, independente do grupo de idade.
Nas últimas semanas, foram notificados casos de pessoas que desenvolveram resistência a esse remédio, mas se considera que são situações isoladas.
Bhatiasevi revelou também que a OMS está em conversas com o Governo da África do Sul sobre as medidas preventivas que devem ser consideradas diante da Copa do Mundo de 2010.
A OMS confirmou ontem 134.503 casos de gripe suína no mundo, dos quais 816 morreram.
Os números de doentes, no entanto, não refletem o número real de casos, pois - por recomendação da organização - os países deixaram de contabilizá-los no início de julho para se concentrar na contenção da pandemia e no tratamento adequado dos mais graves.
No entanto, os países continuam informando sobre cada caso de morte causada pela doença.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Comentários