Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 27 de Julho de 2009 às 20:53

    Imprimir


O pai de Felipe Massa, Titônio Massa, afirmou nesta segunda-feira, por meio da assessoria de imprensa do piloto, que ele pode deixar a UTI do Hospital Militar de Budapeste e ser transferido para um quarto comum, caso sua recuperação após o acidente sofrido no último sábado, no treino classificatório do GP da Hungria de F-1, continue no ritmo atual.

Titônio disse que ele também pode ser transferido para um hospital de Paris, mas que não há pressa por parte da família para que isso aconteça. Ele deve ser transferido apenas quando estiver em plenas condições de ser transportado.

Massa continua internado na UTI do hospital, mas não está mais em coma induzido, utilizando apenas uma máscara para auxiliar a respiração. Segundo Titônio, a melhora não é mais "dia a dia, e sim hora a hora".

"Ele já está desentubado, não está mais sedado. Lógico que ele dorme e acorda porque ainda tem muita medicação no seu corpo", comentou Titônio, que também afirmou que o piloto está enxergando.

Segundo o pai do piloto, Massa estava muito agitado quando estava entubado. "Ele queria tirar o tubo, porque incomoda muito", explicou Titônio. "Tem que continuar no mesmo procedimento do hospital, junto com o Dino [Altman, médico da família] e os outros médicos, e aguardar para ele ter alta."

Visão

Dino Altman, que também é diretor médico do GP Brasil de F-1, afirmou nesta segunda-feira que qualquer previsão feita agora sobre como ficará a visão do olho esquerdo do piloto é "pura especulação".

Segundo Altman, ainda não existe informação suficiente para dizer com segurança se a visão de Massa sofreu alguma avaria por conta do acidente.

"A fratura que ele teve no crânio atinge a cavidade ocular, e não o globo ocular. O globo pode ter sido traumatizado, mas [a fratura] não atingiu o globo ocular e nem o nervo óptico. Então qualquer consideração a respeito da visão dele é pura especulação, porque na verdade não temos nenhuma avaliação considerável até esse ponto", explicou o médico à rádio Jovem Pan.

"Ele responde com coerência às questões feitas. Ele tem um olho fechado por causa do edema, do trauma, e já faz algumas perguntas por iniciativa própria, o que é um sinal fantástico", disse o médico, que também afirmou que sua condição física geral "não teve nenhum comprometimento".

Titônio também falou sobre o assunto. "[Os médicos] Não estão mexendo no olho esquerdo dele porque está inchado em cima e embaixo, como se tivesse tomado um soco do Maguila, com dois enormes terçóis, vamos dizer assim. Eles estão evitando mexer até para ele não sentir nenhuma dor. O que a gente sabe pela tomografia é que não existe nada que afetou o olho dele", relatou.

Altman ainda deu mais detalhes sobre a cirurgia pela qual o piloto foi submetida no sábado. "O trauma neurológico que o Felipe teve foi de leve a moderado, desde o início. A cirurgia foi simplesmente para puxar o osso que estava comprimindo o cérebro para fora. Foi simples e demorou pouco tempo", explicou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156577/visualizar/