Aposentado vai receber 13º em agosto e setembro
A Previdência Social deve pagar em agosto e início de setembro a primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas. Quem recebe um salário mínimo terá depositado mais 50% do valor a partir de 25 de agosto. Acima de um mínimo, o pagamento adicional será feito de 1º a 8 de setembro. O acordo de antecipação feito com as entidades de aposentados vale até 2010.
Alguns bancos começam a oferecer aos clientes um empréstimo como antecipação do 13º. Por isso é importante que os quase 23 milhões de segurados com direito ao pagamento do chamado abono de Natal saibam que não precisam se endividar com empréstimos e pagar juros, se podem esperar mais 30 dias e usar o próprio dinheiro.
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (Loas) e auxílio-suplementar por acidente de trabalho (ambos com concessão ainda em vigor) e amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família, todos com concessão extinta, mas que ainda são mantidos para antigos beneficiários.
Cerca de 90% dos 26.463.551 de aposentados e pensionistas vão receber o abono. Este é, portanto, o quarto e penúltimo ano de antecipação de metade do 13º. Se não for prorrogado, a partir de 2011 voltará a ser depositado com o benefício de novembro. O acordo foi firmado em julho de 2006 e está definido no Decreto nº 5.756.
Comentários