Aprosoja orienta produtores no Sindicato Rural de Diamantino
A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso – Aprosoja - realizou nesta quarta-feira (22), uma palestra com aproximadamente vinte produtores rurais da região no Sindicato Rural de Diamantino.
O objetivo da discussão foi orientar os produtores sobre questões relacionadas às questões da confusa nova legislação ambiental brasileira, que, segundo a própria Aprosoja, está causando muitas dúvidas não só nos produtores rurais e suas organizações, como também no próprio Ministério da Agricultura.
O presidente da entidade, Glauber Silveira, explicou aos agricultores que é necessário refletir com bastante profundidade qualquer passo que for dado em relação à legalização de áreas preservadas nas propriedades rurais do Mato Grosso.
Segundo ele, a preocupação se deve ao fato das leis estaduais e federais ainda estarem em conflito e qualquer atitude tomada precipitadamente podem resultar em multas para os produtores. “É ainda muito delicada a questão da legalização do aumento das áreas de preservação em propriedades agrícolas do estado, por isso estamos orientando os produtores a ter calma antes de procurar o próprio Estado para debater essa situação” disse Silveira.
Antes os agricultores eram obrigados por lei a deixar 20% de toda sua propriedade coberta por mata nativa. A nova lei federal pretende elevar essa margem para 35% e os produtores que não tiveram esse índice terá que fazer o reflorestamento da área.
“È necessário ter muita atenção à mudança dessa lei. Por exemplo, o produtor que estava em desacordo com a lei dos 20% poderá sofrer sansão financeira ao tentar regularizar sua propriedade com os 35% de área florestada que a nova lei deve pedir” disse o presidente da Aprosoja.
Em 2009 o estado do Mato Grosso se tornou o maior produtor de soja do país.
No estudo da Conab, que tomou como base a evolução da produção agrícola (quantidade produzida e área cultivada), nas últimas cinco safras, Mato Grosso apresenta um incremento de 26% na produção, passando de 21,711 milhões (t), na safra 2003/2004 para 27,371 milhões (t), na atual.
Mais
A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo reunir os produtores de soja do Estado de Mato Grosso. A finalidade principal é incentivar a produção e o consumo de soja e derivados, dentro de conceitos que induzam à qualidade, produtividade e sustentabilidade dessa cultura, com respeito à legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente.
Comentários