Devoluções de cheques têm redução de 18% em junho no Estado
Apesar desta queda o número de cheques sem fundo de junho de 2009 permanece distante do índice de junho de 2008 quando foram devolvidos 35,8 documentos a cada mil compensados. O Estado fechou o primeiro semestre do ano em 16º lugar no ranking nacional com 44,4 cheques devolvidos a cada mil compensados. Segundo os analistas da Serasa este recuo é reflexo do início da recuperação econômica, com a volta do crédito para o consumidor, com prazos mais longos e juros mais baixos.
Nacional - O levantamento apontou no país uma queda de 19,8% no número de cheques devolvidos em cada mil compensados em junho em comparação com o mês anterior. No sexto mês do ano foram devolvidos 20,2 cheques a cada mil compensados. Em maio foram 25,2 devoluções a cada mil compensações. Já na relação entre o primeiro semestre de 2009 e o mesmo período de 2008, o volume de cheques devolvidos apresentou uma elevação de 15%. De janeiro a junho deste ano foram registradas 23 devoluções de cheques a cada mil compensações, enquanto que no primeiro semestre do ano anterior, foram devolvidos 20 cheques a cada mil compensados.
Segundo os técnicos, verificou-se conjunturas econômicas diferentes entre os períodos analisados: 2009 com crise e 2008 com a economia em pleno crescimento. A elevação da inadimplência de cheques também se deve aos ajustes relativos à crise, ao maior endividamento de parte da população e maior utilização do pré-datado, no período mais crítico da crise, no início do ano, por conta do crédito escasso.
Comentários