Lucro da Coca-Cola cresce 43% no segundo trimestre
No mesmo trimestre do ano passado, o lucro da Coca-Cola havia ficado em US$ 1,42 bilhão (US$ 0,61 por ação). Excluídos pagamentos extraordinários, custos de reestruturação e outros itens, a empresa lucrou US$ 0,92 por ação, acima da expectativa dos economistas de US$ 0,89 por ação.
As vendas no trimestre passado caíram 9%, para US$ 8,27 bilhões, devido a efeitos cambiais. A previsão dos analistas era de US$ 8,66 bilhões.
O volume total de vendas das bebidas da empresa no mundo teve crescimento de 4%, com uma alta de 5% no mercado internacional. O resultado inclui o crescimento de 33% na Índia e de 14% na China. Na Espanha e no Leste Europeu, no entanto, os resultados foram fracos --as duas regiões foram duramente atingidas pela crise.
A América do Norte o volume de vendas caiu 1%. A empresa informou que a preferência dos consumidores por bebidas mais saudáveis que refrigerantes --como sucos e chás--, além dos cortes nos gastos das famílias devido à crise em que o país se encontra influenciaram os resultados. As vendas de refrigerantes caíram 2% (apesar do crescimento de 24% nas vendas da Coca-Cola Zero), enquanto as de bebidas como chás e sucos tiveram crescimento de 1%.
O executivo-chefe da empresa, Muhtar Kent, lembrou em um comunicado dos planos da Coca-Cola para economizar US$ 500 milhões por ano até 2011 através de reestruturação. Mais da metade dessa economia deve ser atingida até o fim deste ano, afirmou.
Comentários