Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 17 de Julho de 2009 às 01:08
Por: Aldair Santos

    Imprimir


Em jogo de vida ou morte para o time na luta pela classificação à segunda fase da 'Série C' do Brasileirão, o Luverdense só empatou com o Paysandu (PA) em 1 a 1 neste noite de quinta-feira (16). O jogo foi no estádio da Curuzu, em Belém, capital paraense. O primeiro tempo terminou sem gols. Já no segundo tempo o Paysandu abriu o placar para a festa da torcida aos nove minutos.

Mas só deu tempo mesmo para o Paysandu comemorar o gol. No reinício do jogo, logo que a bola rolou no meio campo, o Luverdense armou um bela jogada ofensiva e Simeão, dentro da área, recebeu para empatar o jogo para o time mato-grossense aos 10 minutos.

No resto do jogo o que se viu foi uma disputa muito forte no meio campo, com poucas chances claras de gol. Os times ainda chegaram ao ataque, mas as finalizações foram fracas, sem direção, desperdiçando as poucas oportuniades.

Os jogos no Pará

Nessa viagem para os dois jogos fora de casa o Luverdense conseguiu quatro pontos, sendo três na vitória contra o Águia Marabá, em Parauapebas (PA), e um no empate contra o Paysandu. O resultado seria bom, se não fosse a fraca campanha do time nos jogos da primeira fase.

O time deixou Mato Grosso em último lugar no grupo 'A'. Após a vitória contra o Águia Marabá, pulou para a penúltima posição e chegou a Belém com o sonho de mais três pontos, mas ficou só no empate de 1 a 1. Com o resultado o Luverdense fechou a passagem pelo Pará chegando aos 8 pontos e permanece na quarta posição, penúltimo do grupo, mas encostou no terceiro lugar, o Rio Branco (AC) que tem 9 pontos. O Luverdense está distante apenas dois pontos do segundo colocado, o Águia Marabá (10 pontos). Os dois primeiros garantem vaga à segunda fase.

Já o Paysandu que tinha 10 pontos, com o empate desta quinta-feira (16) pulou para 11 e assumiu a liderança do grupo A.

Agora o Luverdense só pode chegar no máximo a 11 pontos, se vencer o próximo compromisso em casa. O time volta para Lucas do Rio Verde onde vai se preparar para a despedida desta primeira fase, ou da competição se perder o jogo. O adversário será o Rio Branco (AC) no dia 26 de julho, aquele que venceu o Luverdense por 3 a 0 na estreia do time mato-grossense na competição.

O Luverdense ainda pode classificar, mas as chances são mínimas. Somente uma perfeita combinação de resultados envolvendo empates e derrotas dos seus adversários, e até o número de gols marcados. É preciso lutar também para fugir do rebaixamento. O time ainda não tá salvo da degola. Se o campeonato terminasse hoje o Sampaio Corrêa é quem estaria rebaixado para a 'Série D'.

Enquanto o time de Lucas do Rio Verde tem só mais uma partida, o Paysandu que já tem 11 pontos e ainda vai jogar mais uma vez nessa fase. O Rio Branco (AC), hoje com 9 pontos ainda jogará três vezes, sendo um deles em casa. O Águia Marabá também vai jogar mais duas vezes. O Sampaio Corrêa que está em último lugar no grupo, com 4 pontos, também vai jogar mais três vezes, e se vencer pelo menos dois jogos pode chegar a 10 pontos, deixando o rebaixamento para o time de Mato Grosso.

As chances de classificação do Luverdense

Ainda há uma chance mínima de classificação, dependendo de vitória do Luverdense, dos resultados de outros jogos e dos critérios de desempate. Nesse caso o Luverdense chegaria a 11 pontos e nos critérios a situação seria a seguinte: O primeiro é o maior número de vitórias. O Luverdense tem duas, mas pode chegar a três e igualar-se a Paysandu e Águia Marabá.

O segundo é maior saldo de gols e, hoje o Luverdense tem três negativos (-3), uma situação ruim, mas se vencer bem o Rio Branco e os dois times paraenses perderem, o Luverdense pode superar eles neste critério.

No terceiro critério, segundo o regulamento, vem o maior número de gols marcados. Nesse o Luverdense tem apenas seis, contra 11 do Paysandu e 8 do Águia.

No quarto critério que é o confronto direto, o time de Mato Grosso leva vantagem sobre o Paysandu e empata com o Águia Marabá.

Já no quinto critério o que decide é o número de cartões vermelhos recebidos.

A comparação é feita especialmente com os clubes paraenses porque a grande chance do Luverdense é torcer exatamente para o Rio Branco (AC) vencer os times do Pará nos jogos que ainda restam. Nesse caso o Rio Branco iria disparar na classificação, mas abriria a oportunidade para o Luverdense brigar pela segunda vaga.

A combinação seria assim: Os acreanos vão pegar o Sampaio Corrêa (4 pontos) e o Águia Marabá (10 pontos), além do Luverdense. Depois de torcer por duas vitórias do Rio Branco é preciso também que o Sampaio Corrêa consiga ganhar do Águia Marabá e do Paysandu, de preferência de goleada, numa briga doméstica envolvendo três times do mesmo estado.

Com essas combinações o Rio Branco terminaria a fase com 15 pontos. Depois viriam Luverdense e Payssandu com 11 pontos. Os dois disputariam a segunda vaga pelos critérios de desempate.

O Águia Marabá ficaria com 10 pontos e o Sampaio Corrêa também chegaria aos 10, e os dois com o mesmo número de vitórias (3), que é o primeiro critério de desempate do campeonato. Nesse caso a definição do time que seria rebaixado para a Série 'D' só sairia pelos seguintes.

É esperar pra ver o que vai acontecer nas próximas rodadas.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157123/visualizar/