Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Julho de 2009 às 22:22

    Imprimir


O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira mais 148 novos casos de gripe suína --a chamada A (H1N1)-- no Brasil, elevando para 1.175 o número de pessoas infectadas pelo vírus no país desde 8 de maio. Até a semana passada, quando foi divulgado o último balanço da gripe, o país tinha 1.027 pessoas contaminadas.

Até esta quarta-feira, foram confirmadas quatro mortes por gripe suína no Brasil: sendo duas no Estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Ontem, a Secretaria de Saúde São Paulo confirmou a quarta morte no país pela gripe --segunda do Estado--, de um homem de 28 anos que morreu em Botucatu (238 km de São Paulo).

O Ministério da Saúde informou ainda que acompanha 3.926 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 1.837 casos foram descartados.

Até esta quarta-feira, dos 1.175 casos confirmados e registrados, 649 (55,2%) foram de pessoas que se infectaram no exterior e 334 (28,4%), de transmissão autóctone --ocorrida dentro do território nacional. Outros 192 casos permanecem em investigação.

Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (416 casos), Estados Unidos (109) e Chile (70).

Outros casos

A outra vítima da doença em São Paulo era uma menina de 11 anos, moradora de Osasco (Grande São Paulo), que morreu no último dia 30 de junho em consequência da gripe suína.

A morte da garota --a primeira no Estado de São Paulo-- foi confirmada na sexta-feira (10). A suspeita de gripe suína surgiu dias depois da morte, quando o irmão da menina apresentou sintomas da doença. Os pais também tiveram diagnóstico confirmado na ocasião.

Além das duas mortes registradas em São Paulo, outras duas ocorreram no Rio Grande do Sul. Uma das vítimas no Rio Grande do Sul é um menino de nove anos, morador de Sapucaia do Sul (RS), que morreu no último dia 5. O caso foi informado pela Secretaria da Saúde do Estado na última segunda-feira (13)

Segundo a secretaria, o menino apresentava outros problemas de saúde antes, o que teria contribuído para agravar o quadro da doença. Ele contraiu a gripe do irmão que, por sua vez, foi contaminado por um professor --cujo nome não foi revelado--, que havia retornado de uma viagem à Argentina.

A primeira vítima no país é o caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que morreu em junho no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo (RS). Ele esteve na Argentina por sete dias e começou a apresentar os sintomas de febre, tosse e dor muscular ainda no país vizinho.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157211/visualizar/