Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Julho de 2009 às 14:35

    Imprimir


Quatro pessoas morreram no Rio Grande do Sul nos últimos cinco dias com sinais que indicam ser da nova gripe. Três mortes ocorreram em Passo Fundo (RS) e, a mais recente, em Santa Maria (RS), na manhã desta quarta-feira (15), no Hospital Universitário.

Segundo o médico infectologista Fábio Lopes Pedro, o paciente procurou tratamento médico na sexta-feira (10), com sintomas da nova gripe, e morreu às 6h22 desta quarta-feira. "Só iremos ter certeza de que se trata de um caso confirmado da nova gripe quando o resultado dos exames laboratoriais ficarem prontos."

Segundo o infectologista, o paciente esteve na Argentina e no Uruguai antes de procurar ajuda médica.

Pedro teme que a demora dos resultados desses exames possa prejudicar o controle da nova gripe na região. "Há 17 dias que estamos esperando por esses laudos. Temos aqui em Santa Maria seis casos graves. Em um deles, o paciente está prestes a receber alta, um morreu e outros quatro estão internados em estado grave. Sabemos informações clínicas, mas precisamos dos resultados laboratoriais."

Outras mortes suspeitas

Em Passo Fundo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os sintomas dos pacientes eram compátiveis com os de casos confirmados do vírus Influenza A (H1N1). Uma das mortes ocorreu no Hospital São Vicente de Paulo. A vítima é uma mulher de 49 anos e morreu ao dar entrada no setor de emergência na terça-feira (14), em estado gravíssimo.

No Hospital da Cidade, as vítimas são um homem de 31 anos e outro de 42 anos, mortos nos últimos cinco dias.

Nos três casos, o diagnóstico teria sido de insuficiência respiratória aguda. Nenhum paciente teria viajado para regiões de risco, como Chile, Argentina e Uruguai. Para todos esses casos, os resultados dos exames laboratoriais, que podem confirmam ou não se são referentes à nova gripe, devem ficar prontos em cerca de 15 dias.

Casos no confirmados

A primeira vítima da doença no Brasil foi um caminhoneiro gaúcho de 29 anos, que faleceu em junho. Na última sexta-feira (10), foi confirmada a morte de uma menina moradora de Osasco, em São Paulo.

A terceira morte foi anunciada na segunda-feira (13): um menino de 9 anos, morador da cidade de Sapucaia do Sul (RS). O menino morreu em 5 de julho, em Porto Alegre, mas o resultado da análise laboratorial que confirma a contaminação só saiu na segunda.

Em São Paulo, a segunda morte no estado foi confirmada na terça-feira (14). Trata-se de um homem de 28 anos, que passou a apresentar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal em 1º de julho, no Hospital de Clínicas de Botucatu. Ele ele procurou o serviço médico no sábado (4), quando foi internado. Na terça (7), seu quadro clínico se agravou e ele morreu três dias depois, na sexta-feira (10).

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira, chega a 1.027 o número de registros da doença provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), desde os primeiros casos de infecção verificados no Brasil, no dia 8 de maio.





Fonte: Do G1, com informações da RBS TV

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157241/visualizar/