Alto Paraguai: Projeto Leitura, Escrita e Interpretação
A educação em nosso país não e de hoje que vai mal. No Mato Grosso isso não é muito diferente. Alunos que chegam até a quinta série sem saber ler ou interpretar um texto é algo comum nas escolas públicas, aonde o aluno vai apenas para cumprir hora e não para aprender de verdade.
Em Alto Paraguai, a Escola Municipal Bela Vista pensou em fazer a diferença. Vendo que muitos de seus alunos tinham a dificuldade em ler e interpretar textos simples, foi criado o projeto Leitura, Escrita e Interpretação, com duração de três meses, onde o aluno pratica e desenvolve sua leitura.
Esse ano, o projeto foi do dia 13/04 até 10/07. As atividades foram leitura e interpretação de textos e imagens e soletração. Os alunos tiveram a orientação, cada turma com seu devido professor, e no final, no dia 10, apresentadas a todos da comunidade.
Márcia Gomes, professora da escola, nos explicou como funcionou o inicio do projeto. Ela conta que em 2008, a intenção era apenas incentivar a leitura, mas como via alunos com dificuldades, a escola resolveu criar o programa, premiando os melhores e incentivando os alunos como habito. Foi criado na escola o “Cantinho da Leitura”, onde o aluno pega um livro e vai para um lugar mais tranquilo para poder ler e entender (foco principal) o texto.
Esse ano, os gêneros foram mais focados. Na educação infantil, foram mais ilustrações e textos simples, onde os alunos faziam textos através de figuras e imagens mostradas. Já os alunos mais velhos, foram focados em interpretação de texto e novas regras, preparando-os para a prova Brasil, classificando a educação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, órgão que classifica a nota de cada estado baseado na prova Brasil).
Márcia diz que o resultado é bom, todos aprovam e o melhor de tudo é que os alunos se mostram cada dia mais interessados na leitura. Parabéns a Escola Bela Vista, pois são iniciativas como essa que fazem toda a diferença na formação do aluno!
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