Grupo Amaggi compra 51% da Denofa S.A.
Ampliando os negócios no mercado europeu, o Grupo André Maggi fechou a compra de 51% das ações da empresa norueguesa Denofa S.A. A empresa tem como principal atividade o esmagamento de soja e tem capacidade para processar 430 mil toneladas/ano e atua também no beneficiamento do óleo de colza (canola), em uma planta localizada na Polônia. O grupo mato-grossense, acionista majoritário da empresa, adquiriu ações da Agrenco (40%) e da Norgrain (11%). Os 49% restantes da composição acionária são da Norgrain.
O presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo, afirma que a planejamento do grupo é crescer como produtor de soja, tradding, neste último com atuação não só no mercado nacional como também fora do Brasil. Ele conta que a empresa mantém um escritório na Holanda desde 2008 e sempre busca ampliar os negócios.
No caso da Denofa, explica ele, a empresa já atua no mercado dando prioridade à soja não transgênica, o que também faz parte dos negócios do grupo estadual. "Com a empresa teremos condições de enviar a produção não transgênica de Mato Grosso para a Europa, para ser processado lá e atender o mercado europeu, que é mais criterioso e exigente quanto a este produto. Lá este produto tem mais valor".
Bongiolo acrescenta que a empresa recém-adquirida já tem mercado comprador consolidado a exemplo da própria Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. "Já éramos fornecedores de soja para a empresa e agora teremos um destino garantido do nosso produto, além de poder comprar a soja de outros fornecedores".
A soja importada pela Denofa, principalmente a não transgênica, é esmagada e comercializada na forma de óleo, farelo e lecitina. Toda a produção da Denofa é 100% não transgênica e livre de Salmonella, o que a torna referência no mercado escandinavo por sua preocupação com a qualidade e a sanidade. O Grupo André Maggi é composto por quatro divisões de negócios: Amaggi, Divisão Agro, Hermasa e Maggi Energia.
Comentários