Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Julho de 2009 às 15:39

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram dados confortáveis sobre o desempenho da economia brasileira para 2010, durante as exposições que fizeram na reunião ministerial na Granja do Torto, coordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, as previsões da economia brasileira para 2010, com base em dados mais pessimistas, indicam uma expansão entre 2,5% e 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país). Já as estimativas de analistas norte-americanos, assinalou ele, projetam crescimento de até 5%.

Segundo Múcio, os ministros também falaram sobre a expectativa de crescimento para 2009, que devem ficar acima da média mundial. "Isso é uma coisa que nos conforta", disse. "E mostra que estamos enfrentando a crise com previsão de terminar este ano com saldo positivo, com previsão de geração de novos postos de trabalho, com a economia voltando a dar sinais de reaquecimento e a indústria voltando a contratar e com novas empresas surgindo."

Ainda de acordo com Múcio, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fez um balanço do crescimento das exportações do setor. Stephanes disse que alguns mercados, como o asiático, voltaram a ser grandes compradores dos produtos agrícolas brasileiros.

Focus

A previsão para o crescimento da economia brasileira continua negativa, mas um pouco menos pessimista, de acordo com a maioria dos economistas consultados pelo Banco Central, na pesquisa semanal Focus.

Para os analistas, o PIB deve cair 0,34% em 2009, não mais o 0,50% esperado na semana anterior. Mas a queda da produção industrial deve ser mais intensa: retração de 6%, ante 5,37% anteriormente.





Fonte: Folha Online/Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157396/visualizar/