Nortelândia promove ciclo de palestras com ex-prefeito de RS
Parceria com iniciativa privada disponibiliza consultor para ajudar a implantar cadeia produtiva e gerar renda
O consultor e ex-prefeito do município de Crissiumal no Rio Grande do Sul, Walter Luis Heck, esteve mais uma vez na cidade de Nortelândia, por meio de uma parceria da administração municipal e a Cooperativa Sicredi Oeste, proferindo palestras a todos os segmentos da comunidade, principalmente os ligados a agricultura, dentro do projeto do atual governo de provocar a produção rural, como forma de alavancar a economia, gerar renda e consequentemente abrir novos postos de trabalho no campo e na cidade.
O palestrante já contou a sua experiência de administrador e principalmente da situação em que assumiu o seu município e do trabalho desenvolvido junto à comunidade para retirá-la do abismo em que estava mergulhada, com a população descrente do futuro, e que só foi possível implantar as mudanças, graças à determinação e vontade de vencer os obstáculos por parte de sua gente, que hoje vive uma nova realidade econômica e social. Após 12 anos a frente do comando da pequena Crissiumal, tendo elegido o sucessor em 2008, ele saiu pelo Brasil, contando os casos de sucessos da sua gente, demonstrando que há uma saída para qualquer situação desde que todos se sintam responsáveis e arregacem as mangas em busca deste objetivo.
Por conta desta parceria com a iniciativa privada, Walter Luis Heck, ficará os próximos 365 dias, ajudando o município de Nortelândia a encontrar seu caminho, aprimorando as idéias já postas pelo atual chefe do poder executivo, incentivando a população a acreditar e investir em seu potencial, e visando garantir melhor qualidade de vida a todos. Para ele os pequenos negócios erguidos pelos próprios moradores é que têm a capacidade de transformar de forma impressionante os destinos de todos que vivem a sua volta, sem que haja a necessidade de grandes empreendimentos e quantias vultosas de investimentos públicos ou privados.
O primeiro encontro do consultor na manhã de sexta-feira (10.07) foi com os vereadores que integram o Poder Legislativo, para demonstrar a necessidade do envolvimento político dos representantes do povo com o processo de crescimento e desenvolvimento da cidade, através da criação de leis que garantam a continuidade do projeto, independentemente de quem seja o governo. “O que sempre vimos é a cada governo se mudam os objetivos traçados anteriormente, e com uma lei, independente de quem entra ou sai, esse projeto terá que ser seguido” destacou. Walter Heck, falou ainda da necessidade de implantar um serviço de inspeção municipal que garanta a qualidade do que for produzido e ainda de um selo que identifique o produto local, trabalhando desde os produtores, passando pelos comerciantes e por fim aos consumidores, principais beneficiários destas medidas.
Incentivando
Os membros da diretoria recém criada da Coopermisa (Cooperativa Agropecuária Mista do Vale do Rio Sant’Ana), que congrega hoje 53 produtores das mais diversas áreas, fundada na segunda quinzena de abril, ouviram atentamente no plenário da câmara, os caminhos a serem seguidos para que tenham sucesso, primando pela honestidade com seus associados e clientes, e a responsabilidade na busca pelo melhor resultado. Segundo ele, por onde passou nos mais de 700 municípios brasileiros, nunca viu uma cooperativa nascer com a estrutura que a Coopermisa está sendo criada, e que o sucesso da mesma dependerá agora do empenho pessoal de cada um associado e do comprometimento de todos com este novo modelo de gestão.
Nos próximos dias, o prefeito municipal irá entregar três patrulhas mecanizadas, uma fábrica de ração, equipamentos para montagem de um laticínio, uma caminhão graneleiro para transporte de leite, um veiculo S-10 que servirá de carro de apoio e ainda está viabilizando recursos para montagem de uma fábrica de doces, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas, que obrigatoriamente passarão pela cooperativa. “Estamos fazendo nossa parte enquanto gestor público, e é importante frisar que em seis meses já avançamos em diversas frentes, é vamos continuar trabalhando para construir um novo caminho, que, diga-se de passagem, será promissor” ressaltou Neurilan Fraga.
Palestras
Após se reunir com vereadores e integrantes da Coopermisa, em separado, o ex-prefeito do Rio Grande do Sul, participou rapidamente da abertura da IV Conferência Municipal de Assistência Social, que lotou as dependências da Casa da Juventude “Padre José Mathias Orth”, com mais de 200 mulheres, em que voltou a falar da importância do engajamento da sociedade como um todo, e de que é preciso acreditar no poder de transformação de cada um, destacando o potencial econômico da cidade. Ele afirmou que a cidade está onde está hoje, por que os administradores anteriores nada fizeram para mudar o rumo das coisas, colaborando para que jovens e famílias deixassem a cidade por falta de oportunidade. “ Se alguns de vocês me disserem que eles acertaram eu digo que é mentira, pois se assim o tivessem feito a cidade não teria regredido e centenas de pessoas não haveriam ido embora em busca de oportunidades” frisou Heck.
No final, aplaudido pelo público presente na conferência, o ex-prefeito se dirigiu para a Escola Idalina de Farias, onde se reuniu com professores e alunos que estão promovendo um levantamento dos produtos de outros centros que são consumidos na cidade, e avaliar a pesquisa feita pelos colaboradores, que embasará uma nova ação, dentro do projeto, demonstrando o quanto de dinheiro é enviado para fora do município e que poderia estar sendo melhor aproveitado. Em seguida, por volta das 16hs, se reuniu com representantes de 50 famílias do Assentamento Nossa Terra Nossa Gente, apresentando as várias possibilidades de ganhar dinheiro com pouco investimento e uma pequena quantidade de terra.
No sábado (11.07), ele participou de dois encontros, um com representantes das 194 famílias dos assentados no P.A Raimundo da Rocha e outro com as 70 famílias do Assentamento São Francisco.
Avaliação
O prefeito municipal, Neurilan Fraga, classificou os encontros de muito positiva dada a grande participação da comunidade, que a seu ver começa a entender o compromisso de todos neste novo caminho e esta assimilando que é preciso quebrar paradigmas, mudarem comportamentos e enfrentar novos desafios.
Ele deixou claro que seu governo não descansará um minuto se quer, enquanto não conseguir mudar o perfil da comunidade de forma geral, e implantar as políticas públicas de geração de renda e emprego, acabando com a saída das pessoas para outras cidades e aumentando economicamente as atividades empresariais rurais e urbanas. “Nosso objetivo é alavancar a economia e vamos conseguir proporcionar a essa gente um salto de qualidade em suas vidas, estamos trabalhando desde o primeiro dia de governo para isso” garantiu o prefeito.
Comentários