Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 08 de Julho de 2009 às 04:09

    Imprimir


Os seguranças particulares vão ter que fazer cursos específicos para usar armas não-letais, como as que soltam spray de pimenta e a pistola de choque. O trabalho deles acaba de ser regulamentado por uma portaria da Polícia Federal (PF).

Juntos, os seguranças formam um exército de 410 mil homens, espalhados pelo país. Quase o mesmo contingente de policiais militares: 411 mil, segundo o Ministério da Justiça. Agora, os vigilantes vão poder usar armas antes restritas à polícia.

Além do curso de formação, que é obrigatório, eles vão ter que fazer também um curso específico para manusear armas não-letais, como as que disparam spray de pimenta, algemas e também a pistola de choque.

A pistola de choque paralisa. Mas a arma também usa uma munição com alcance de até dez metros.

Todo esse material só entra no Brasil com autorização do Exército, e o uso é fiscalizado pela PF.

“Visa melhorar o treinamento dessas pessoas, já que esse armamento não é letal. É feito para não causar dano. Mas ele deve ser bem utilizado”, diz o delegado Guilherme Lopes Madarena, da área de Coordenação de Segurança da PF.

Para os vigilantes que trabalham em bancos, transportam valores ou fazem escolta armada de cargas em estrada, continua obrigatório o uso de revólveres calibres 32 e 38.





Fonte: Do G1, com informações do Jornal da Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157596/visualizar/