Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 06 de Julho de 2009 às 12:01
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, realiza nesta segunda-feira (06.07) a operação “Pinóquio”, de combate a fraudes na concessão de créditos virtuais de madeira. Ao todo, 19 mandados de prisão temporária serão cumpridos na capital e no interior do Estado, nas cidades de Juína, Alta Floresta, Sinop, Comodoro, Arenápolis, Nortelândia e Paranatinga. Até o momento, 13 pessoas já estão presas, seis delas em Cuiabá.

As investigações tiveram início há 6 meses a partir da análise de documentos “frios” de plano de exploração florestal. Empresários do ramo de madeireiras, engenheiros florestais, arrendatários, grileiros e compradores de créditos virtuais, participavam do esquema de guias florestais esquentadas. Eles montavam toda uma documentação falsa e davam entrada em processo para exploração de madeira na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que apoiou toda a investigação.

O esquema era comandado por uma mulher que contava com ajuda do filho, do marido e do cunhado, além de engenheiros e pessoas que intermediavam a venda dos créditos. A quadrilha conseguiu inserir no Cadastro de Consumidor de Matéria Prima de Origem Florestal (CC-Sema) cerca de 80 mil metros cúbicos de madeira, movimentando aproximadamente R$ 80 milhões em créditos virtuais, no período de um ano e meio. Seis projetos deram origem aos inquéritos da operação.

Detalhes da operação serão repassados em coletiva às 15 horas, na Delegacia Estadual de Meio Ambiente, na Avenida do CPA, com o delegado titular da Dema, Roberto Amorim, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan. A operação mobilizou 79 policiais, entre delegados, escrivães e investigadores.





Fonte: Assessoria PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157706/visualizar/