Pesquisa liga apneia a perda de massa óssea em homens
O trabalho será apresentado no Congresso Europeu de Pneumologia, que será realizado em setembro na Áustria. Até agora, foram avaliados 36 pacientes. O estudo ainda está em andamento e deve avaliar mais 200 pessoas até o próximo ano.
Os pacientes fizeram exames como polissonografia e densitometria óssea e tiveram aferidos o peso, a altura e o índice de massa corpórea.
Segundo um dos coordenadores do estudo, Rafael Montenegro, foi possível estabelecer, por meio da comparação dos exames, uma relação direta entre a hipoxemia noturna (baixa oxigenação do sangue) causada pela apneia e a baixa densidade óssea do fêmur.
"Isso ocorreu mesmo depois de excluirmos todos os outros fatores de risco para a osteoporose, como doença obstrutiva crônica", diz Montenegro.
De acordo com ele, ainda não é possível dizer que a apneia seja um fator de risco para a osteoporose porque o número de pacientes investigados é pequeno. "Há uma relação relevante", afirma.
Montenegro, que é fisioterapeuta, diz ser comum o atendimento de homens com queixas de queda e de falta de equilíbrio, o que motivou a equipe a pesquisar as razões disso.
Comentários