Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Julho de 2009 às 00:01
Por: Jota de Sá

    Imprimir


1º Festival de Pesca Esportiva de Várzea Grande /MT precisamente na Praia Grande no município de várzea grande, que seria realizado nos dias 12, 13,14 de junho onde foi proibido pela primeira vez, mediante parecer desfavorável da Secretaria municipal de Meio ambiente de Várzea Grande, sendo adiado para os dias 04 e 05 de Julho de 2009. Mediante a insistência do promotor de evento, Ademir Figueiredo, a Sema do Estado autorizou a realização do evento. Mediante ação conjunta da ADEMA, SMMA do Município e Ministério Público e foi realizada nova vistoria e assim solicitado o embargo, sob alegação de que o festival não tinha todos os documentos necessários para a realização do evento e pela degradação e desmate de 0.6 (HA) hectare em área de Preservação Permanente APP. Um outro motivo investigado pelo JBNews o mapa de realização da pesca não condizia com a realidade da coordenada geográfica e o local e não suportava o publico esperado que era de mais de (5.000) cinco mil pessoas . O mais impressionante em tudo isso é que a SEDTUR, SECOM, SEMA, SEEL GOVERNO do ESTADO de MT e do MINISTÉRIO do TURISMO eram parceiros neste evento.

A SEDTUR cadastrou o evento no 6º campeonato de pesca 2009 sem o conhecimento da prefeitura de VG que por meios legais seria ela que daria a liberação do evento.

O cancelamento do festival partiu de uma denúncia anônima de que estava sendo desmatado o espaço para a realização do FESPVAG no dia 20 de junho que foi investigada pela DEMA delegacia de Meio Ambiente, delegado ambiental Doutor: Roberto. Nesta mesma data a DEMA, SEMMA-VG E SEMA-MT fizeram à fiscalização onde foi constatado o crime ambiental e a degradação da área de APP.

É bom frisar que por duas vezes foi liberada pelo SEMA do Estado para a realização do evento e negada pelo município, sendo impetrado um oficio pela promotora da Vara Ambiental de Meio Ambiente de Várzea grande, solicitando providencias das partes e notificando os organizadores. E mesmo assim foi liberado.

E ao finalizar esta matéria recebemos uma informação de que a SEMA Estadual multou a Cruz Vermelha filial MT em 21 mil reais e ainda será obrigada a recuperar a área degradada. Veja as fotos.

Foram procurados os representantes e organizadores do evento para uma eventual justificativa, mas não tivemos êxito.





Fonte: JB News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157791/visualizar/