Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Junho de 2009 às 10:37
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Rosário Oeste, MT – O Grupo Marfrig anunciou, nessa segunda-feira (29.06), investimento de R$ 128 milhões para a construção de mais uma unidade de abate de suínos e fabricação de produtos industrializados em Mato Grosso. O empreendimento renova a esperança de uma vida melhor à população de Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá) e dos municípios da região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

A moradora Maria Aparecida Borges acredita que a instalação do empreendimento vai ser a oportunidade para que as pessoas não precisem deixar Rosário Oeste em busca de emprego para garantir o sustento da família. “Vai melhorar a qualidade de vida, principalmente por estarem próximos da família”, avaliou. Pelo menos 1.200 empregos diretos e três mil indiretos deverão ser gerados com a ativação do complexo industrial a ser construído num terreno de 200 hectares na MT-010, doado pelo município.

O Governo do Estado assinou com o Marfrig um termo de acordo concedendo isenção fiscal para o grupo consolidar o projeto. “Esse sempre foi o desejo do Governo para a Baixada Cuiabana (região Metropolitana), de trazer as grandes oportunidades que o Médio-Norte, Norte e Sul têm. Então, a partir de hoje é uma realidade, um novo período para a população que mora nessa região”, declarou o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

O presidente Geral da Mabella/Marfrig, Mayr Bonassi, a previsão do grupo “é concluir a obra em 18 meses e até final de 2010 estarmos operando com contingente maior de empregados”. Na primeira fase, serão abatidos dois mil suínos por dia e numa segunda, três mil. “O aquecimento da economia no município será gradual, mas de imediato. Já temos o projeto pronto, uma licença prévia da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), todas as definições em relação ao projeto”, completou Bonassi.

Para ele, o governo é muito inteligente em ofertar atração de investimento para o Estado de Mato Grosso, com a isenção fiscal que “dá (ao empresário) um certo período de pagamento menor de impostos dentro do que a legislação permite, que depois, num dado momento, esse investimento passa a gerar importantes impostos para a região”. O presidente da Mabella lembrou que a ideia é industrializar em torno de 80% dos animais abatidos, para agregação de valor e mão-de-obra.

Na industrialização serão produzidos presunto, apresuntado, linguiças, salgados, defumados e outros produtos, inclusive alguns vendidos in natura. Bonassi acrescentou que apesar das características de exportador do grupo com cerca de 40% a 50%, esta planta aproveitará o potencial de consumo que o Mato Grosso tem, atendendo exclusivamente o mercado interno regional.

SISTEMA INTEGRADO

Uma parceria com o pequeno produtor da região é proposta pela empresa, onde o Marfrig cria os leitões em Diamantino e o entrega para ser engordado pelo criador. O produtor investe no galpão, o grupo oferece as características técnicas para ele, além da ração, medicamentos, assistência técnica e treinamento. Ao final, dependendo da performance do lote é que vai ser a renda dele, uma parte do lote é dele.

"Esse rendimento poderá ser maior ou menor dependendo da mortalidade, conversão alimentar e dos cuidados que esse produtor teve com desenvolvimento do lote. Ele recebe o leitão, engorda, cria e no devolve. Quanto melhor for o criador mais ele vai ganhar, quanto mais cuidados mais vai ganhar”, explicou o presidente Geral da Mabella/Marfrig, Mayr Bonassi.

Além dos secretários de Estado que acompanharam o governador desde Diamantino, José Aparecido dos Santos (Projetos Estratégicos/MT Regional), Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Adilton Sachetti (Apoio e Acompanhamento às Políticas Ambientais e Fundiárias), participaram da solenidade em Rosário Oeste o vice-governador Silval Barbosa, os secretário Eder Morais (Fazenda) e Vilceu Marcheti (Infraestrutura), superintendente Regional do Banco do Brasil Tarcísio Hubner, senador Jayme Campos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Humberto Bosaipo, presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso Mário Cândia, prefeito de Rosário Joemil Araújo, demais prefeitos da região e vereadores, deputados estaduais e federais.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157941/visualizar/