Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 25 de Junho de 2009 às 15:16

    Imprimir


Autoridades de saúde canadenses aumentaram nesta quinta-feira para 19 o número de mortos por causa da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1).

O país já registrou 6.732 casos da doença, 275 a mais em relação à última segunda-feira (22).

A Província de Ontário continua sendo a mais afetada, com 2.665 casos. No entanto, o departamento de saúde local ainda não atualizou os números oferecidos há três dias, porque reporta seus dados semanalmente.

Québec é a província com o maior número de mortes relacionadas com a gripe suína. A região já contabilizou 1.660 casos da doença.

OMS

Segundo o último balanço divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta-feira, 55.867 pessoas em 108 países e territórios já contraíram a gripe suína. Em 238 casos, os pacientes morreram.

No último dia 12, a organização anunciou que a gripe suína atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Com Efe





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158142/visualizar/