Ferrovia contemplada pelo PAC inclui Sinop no traçado
O Ministério dos Transportes elabora um estudo que prevê a implantação dos trilhos de uma ferrovia na região de Sorriso, uma das cidades-pólos donortão . Denominada de Ferrovia de Integração Centro-Oeste, a obra faz parte do PAC – Ferrovias, de desenvolvimento das áreas de expansão agrícola e mineral. A previsão é de que o traçado tenha 1,6 mil quilômetros de extensão, entre os municípios de Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), passando por Mato Grosso na região de Sorriso. O Ministério dos Transportes ainda não estipulou o custo da obra.
O projeto da ferrovia foi elaborado com base nos gargalos apontados no Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), que prevê a construção de ferrovias com investimentos públicos e privados nos próximos 15 anos e serviu de referência para a formulação do Plano Plurianual da União entre os anos de 2008-2011 e subseqüentes.
Além da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, foi incluído nas obras do PAC o trecho de 260 quilômetros entre Alto Araguaia e Rondonópolis.
Comentários