Portabilidade completa seis meses com 10 mil transferências concluídas em MT
Esta semana completou seis meses da portabilidade numérica do DDD 65 em Mato Grosso. Nesse período, foram registrados no Estado 15.716 pedidos de migração operadora com a manutenção do número de telefone. Deste total, 10.368 transferências foram concluídas, de acordo com a Base de Dados de Referência da ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade no Brasil.
A portabilidade numérica foi implantada no DDD 65 no dia 8 de janeiro deste ano. Desde aquela data, o relatório acumulado da ABR Telecom mostra que cinco DDDs passaram a ter a portabilidade naquele dia, gerando um total de 109.463 transferências realizadas nesse período. Dessas, 69% (75.734) para usuários de telefones móveis e 31% (33.729) para usuários de telefones fixos.
Em Mato Grosso
Dados da ABR Telecom apontam que em Mato Grosso, do total de 15.716 pedidos de transferência, 6.795 são para telefonia fixa e 8.921 para telefones celulares. Dos 10.368 de transferências concluídas, 4.343 são de fixos e 6.025 são de telefonia móvel.
O processo da portabilidade inicia quando o usuário procura a operadora para onde ele quer migrar e faz a solicitação. Conforme o regulamento da portabilidade numérica, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão:
- Informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.
A operadora para a qual o usuário deseja migrar deve fornecer ao usuário, no ato do registro da solicitação de portabilidade, um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que só podem ser solicitadas migrações dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.
Comentários