Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 06 de Junho de 2009 às 12:55
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Depois de enfrentar a falência econômica do município com o fim da atividade garimpeira, a população de Alto Paraguai, atualmente reduzida pela metade , com 10 mil habitantes, sendo que já chegou a ter 20 mil, se anima com a exploração da piscicultura e do ecoturismo. A piscicultura está em estágio avançado, funciona há três anos. Nas crateras deixadas pela exploração do garimpo formaram-se grandes tanques de criação de peixes. Cinco pisciculturas funcionam na cidade e são comandadas por 40 pequenos piscicultores que se uniram e organizaram-se em empresas. Tem sido a retomada econômica e a esperança para o povo.

O secretário-chefe da Casa Civil e Comunicação Social, Eumar Novacki, acompanhado do presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Teodoro Lopes, visitaram a cidade nessa sexta-feira (05.06) e conheceram o funcionamento das pisciculturas e a intenção da cidade em investir em ecoturismo. Alto Paraguai abriga a nascente do rio Paraguai, conta com uma cachoeira e gruta do Brumado, fonte de água mineral e belezas naturais como a paisagem. Com esses argumentos a administração municipal se prepara para investir na exploração turística.

“Nós mostramos ao secretário não só as dificuldades, mas nossas potencialidades, que também queremos e podemos fazer parte desse processo de desenvolvimento econômico que Mato Grosso tem vivido, de geração de emprego e renda. Temos água, terra e muita gente para trabalhar”, argumentou o prefeito Adair José Moreira.

Com a confirmação de Cuiabá como uma das cidades a sediar jogos da Copa do Mundo 2014, começa a corrida para fazer com que Mato Grosso se prepare para receber um evento de tamanha proporção. O setor do Turismo será um dos grandes beneficiados e por isso precisa estar pronto para o fluxo de visitantes. Com a proposta de verificar as potencialidades e ver como os municípios estão inseridos nesse processo, o secretário Novacki iniciou em Alto Paraguai uma visita que ocorre nessa sexta-feira e sábado também na região de Nobres.

“A Copa 2014 em Cuiabá trará um impacto positivo para todo o Estado e precisamos nos preparar. Teremos que ser competentes. O Governo do Estado está fazendo sua parte de incentivar e ajudar na infraestrutura, e vai fazer com que as cidades tenham condições para explorar o que tiverem de melhor, é só se organizar”, destacou o secretário.

A presença do Governo do Estado em Alto Paraguai empolgou pessoas como Evaltiney Pereira da Silva, um dos pioneiros na criação de peixes. Ele explicou que foram anos em busca de um alternativa econômica e hoje já se preparam para a implantação de um frigorífico de abatedouro de peixes na cidade e solucionar o problema da comercialização. A Piscicultura é organizada pela Associação dos Produtores (Aprusa). "A vinda do secretário aqui mostra que o Governo do Estado está nos dando atenção e é sinal de que teremos mais ajuda ainda para continuar a recuperar a nossa cidade”, disse Evaltiney.

Seu Martinho Antônio Pedroso, mora há 30 anos em Alto Paraguai e junto com o neto de 15 anos Deivid Martins, acredita num futuro melhor. “Tem que melhorar, ter o que os jovens fazer aqui, porque todo mundo tem que ir embora para tentar alguma coisa”, comentou o morador.

“O Governo do Estado tem buscado reduzir as desigualdades regionais com programas desenvolvido pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Projetos Estratégicos e agora com a realização da Copa a economia sofrerá o efeito em cadeia, será mais gente no mercado formal de emprego, aumenta o consumo e faz com que as cidades se beneficiem com toda demanda que virá”, finalizou Eumar Novacki.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158799/visualizar/