Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 05 de Junho de 2009 às 13:04

    Imprimir


Agricultores de Mato Grosso começaram a colheita do milho safrinha. O clima ajudou e a produtividade é boa, mas o preço não agrada.

A colheita começou meio tímida, mas as máquinas já estão no campo em Lucas do Rio Verde (354 quilômetros de Cuiabá), no norte de Mato Grosso. O tempo colaborou e os agricultores esperam uma boa safrinha.

Na fazenda do agricultor Domingos Munaretto são 12 mil hectares de plantação. O agricultor conta que este ano caprichou na lavoura e a produtividade tem sido maior do que esperava: perto de 85 sacas por hectare. "O custo de produção se elevou um pouco tanto nos fertilizantes como nos defensivos. Então, nós temos um custo um pouco maior em relação aos outros anos. Mas, em compensação, o tempo colaborou. Eu acredito que nossa produtividade vai se manter e até se elevar daqui para frente", disse seu Domingos.

Preço

Mesmo com a expectativa de uma boa colheita os agricultores estão preocupados com o preço. A saca de milho, que chegou a ser vendida a R$ 20 no ano passado na região, hoje custa bem menos. Por isso, a comercialização é lenta.

O valor pago aos produtores é de R$ 12 a saca. De acordo com Carlos Born, gerente da cooperativa em Lucas do Rio Verde, a queda é resultado dos altos estoques de milho no Estado.

Calros afirmou que no segundo semestre de 2008 o volume de exportação foi baixo e aproximadamente 20% da produção ainda está guardada nos silos. "Há muito milho estocado. Então, eu estou prevendo falta de espaço. No ano passado, eu já tive de jogar milho no pátio. E eu já estou me preparando e me precavendo para isso. Eu tenho receio de que com esses preços baixos o produtor opte por não vender de novo para esperar para tentar pegar um preço melhor no segundo semestre", falou Born.





Fonte: TVCA com Globo Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158825/visualizar/