Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Junho de 2009 às 10:25

    Imprimir


O Ministério da Saúde investirá R$ 117,3 milhões na ampliação do acesso às ações de prevenção e tratamento do uso nocivo de álcool e outras drogas na rede de atenção e saúde mental do SUS (Sistema Único de Saúde) até o próximo ano. Em Mato Grosso, Cuiabá receberá um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e 22 leitos de referência para tratamento de álcool e drogas. Atualmente, o estado tem três Caps.

Além disso, o governo federal vai oferecer 80 cursos presenciais para 4 mil profissionais da rede de saúde e apoio social de todo o Brasil, com ênfase em saúde infanto-juvenil, álcool e outras drogas. Desse total, 15 cursos serão aplicados na região centro-oeste.

Esses investimentos integram o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas (PEAD 2009-2010), lançado nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A proposta é alcançar, principalmente, crianças, adolescentes e jovens, por meio das ações de prevenção, promoção e tratamento dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas.

Primeiramente, as ações são direcionadas aos 100 maiores municípios brasileiros (com mais de 250 mil habitantes) e a oito de fronteira, totalizando 108 municípios. Essas cidades somam 77,6 milhões de habitantes, isto é, 41,2% da população nacional. A previsão é que a iniciativa tenha impacto direto, prioritariamente, no atendimento de 12 mil usuários de crack.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158840/visualizar/