Pesquisa mostra que 17% dos universitários são tabagistas
Uma pesquisa feita pela fisioterapeuta mestre em Saúde Coletiva, Ana Maura Pereira da Silva, revela que 17,4% dos estudantes universitários da área da saúde são fumantes. Com o tema “Tabagismo entre estudantes universitários de ciência da saúde: frequência e conhecimento”, a pesquisa apontou uma prevalência maior nas universidades particulares, especialmente nos cursos de Odontologia e Farmácia, com 25,5% e 29,6%, respectivamente.
Foram ouvidos 782 estudantes, do total de 948 matriculados na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outras duas universidades particulares – uma em Cuiabá e outra em Várzea Grande –, dos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição.
O objetivo da pesquisa, revelou Ana Maura, foi avaliar a prevalência do tabagismo entre os futuros profissionais de saúde. “A minha intenção foi verificar até que ponto o tabagismo atingia os profissionais responsáveis pelos cuidados da saúde da população”, contou a mestre. Conforme o professor orientador da pesquisa, o pneumologista Clovis Botelho, o resultado mostrou que os alunos das áreas da saúde não estão preparados para exercer suas atividades em relação ao tabagismo. Isso porque, explicou a pesquisadora, a maioria dos estudantes não soube identificar os tipos de tratamento contra o tabagismo expostos no questionário – bupropina (antidepressivo), terapia de reposição nicotínica, terapia cognitiva comportamental e vareniniclina.
“Além de verificarmos que há um número considerável de fumantes entre os alunos, muitos deles desconhecem os tipos de tratamentos existentes contra o tabagismo, classificado pelo Código Internacional de Doenças (CID-10), dentro do grupo das substâncias psicoativas que causam transtornos mentais e de comportamento”, explicou Ana Maura.
CONGRESSO – Está sendo realizado no Senai Cuiabá, na avenida XV de Novembro, o VI Congresso de Pneumologia do Centro-Oeste, com a participação de palestrantes de todo o Brasil, profissionais e acadêmicos da área da saúde. No evento, também estão sendo apresentadas 100 pesquisas elaboradas por estudiosos do setor de todo o país e publicadas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Uma delas é da fisioterapeuta Ana Maura Pereira da Silva.
De acordo com o presidente do evento, o pneumologista Clovis Botelho, a proposta é discutir os temas relacionados às doenças respiratórias, com destaque para poluição ambiental e fumantes ativos e passivos. O evento será encerrado às 12 horas deste sábado.
Comentários