Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Junho de 2009 às 13:48

    Imprimir


Três pessoas foram contempladas com prêmios em campanha pelo consumo de produtos da zona rural

Os organizadores e produtores rurais do município de Nortelândia estão comemorando o resultado da implantação da feira do pequeno produtor, iniciada em maio, com o objetivo de fomentar a produção na Zona Rural e gerar renda as famílias da agricultura familiar nos três assentamentos existentes, onde moram de 300 famílias.

Ao completar trinta dias da abertura da feira, os produtores fazem um balanço positivo em termos de venda e acreditam que com o tempo haverá crescimento nas vendas, principalmente pelo fato de que haverá uma diversidade de produtos a disposição do consumidor. Neste período, para incentivar a venda e atrair consumidores, o município conseguiu com colaboradores à doação de um televisor 20 polegadas e uma bicicleta, os feirantes colaboraram com uma sexta de produtos vendidos no local, que foram sorteados na noite desta quarta-feira (03.06), para aqueles que fizeram compras em qualquer valor e receberam os cupons para concorrer à premiação. O sorteio foi animado por cantores locais.

Robinson Batista Brito, ganhou à cesta de produtos, Mirtes de Oliveira Santos levou para casa uma bicicleta e a pequena Joana Darc Campos Dourado ganhou o televisor. Esse atrativo vai continuar sendo promovido, visando consolidar o hábito de fazer compras às quartas-feiras.

O prefeito municipal de Nortelândia conclamou o público a continuar freqüentando a feira, incentivando o plantio na zona rural, que entre outros benefícios, terão produtos naturais e sem agrotóxicos a disposição da família a preços diferenciados dos que chegam à cidade vinda dos grandes centros comerciais. A iniciativa faz com que o morador rural permaneça na sua propriedade e dela possa tirar o sustento da família, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida de todos.

“Vamos continuar provocando os segmentos no sentido de se organizarem, produzir, gerar renda e melhorar a sua qualidade de vida, devolvendo a autoestima as pessoas. Em apenas cinco meses avançamos muito, despertando nas pessoas o sentimento de empreendedorismo e parceria” destacou.

Com mais de 300 pequenas propriedades o município possui um grande potencial agrícola, com capacidade para mudar a economia e transformar a situação de centenas de famílias, dessa forma o gestor acredita que as pessoas não esperem cair do céu e muito menos responsabilizar o poder público pelas mudanças que buscam concretizar. “Estamos fazendo a nossa parte enquanto gestor, impulsionando e provocando as mudanças, mas é preciso que entendam a importância de sua participação no processo para que o resultado seja atingido, sozinho não faremos absolutamente nada” frisou.

A administração municipal está desenvolvendo um processo de fortalecimento do meio rural em várias frentes, como por exemplo, a industrialização da bacia leiteira que vai acontecer com a construção do laticínio e de uma pequena fábrica de doces, o que vai garantir a agregação de valores melhorando os rendimentos dos produtores. O projeto será tocado pela cooperativa de produtores criada com incentivo da administração, que já contará com uma estrutura importante para dar suporte ao negócio, sendo um caminhão tanque graneleiro e um carro de apoio.

O município busca também recursos para implantar o plantio irrigado da pupunha, já encaminhado junto ao deputado federal Carlos Bezerra, beneficiando diretamente 50 pequenos proprietários rurais, e que poderá ensejar a instalação de uma indústria de palmito. O plantio do maracujá e da seringueira são outras alternativas encontradas, dentro da diversificação da economia, para alavancar o setor. Estes e outros projetos estão sendo discutidos e viabilizados gradativamente pelo governo municipal com os segmentos interessados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico começa a organizar o plantio de frutas, verduras e legumes, inclusive com a distribuição de sementes que será feita em breve, e toda assistência técnica necessária para obter o melhor resultado no plantio. Esses produtos continuarão sendo transportados gratuitamente pela administração até o ponto de venda, na Feira do Pequeno Produtor “Antônio Viana dos Santos”, localizada no centro da cidade.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158888/visualizar/