Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 03 de Junho de 2009 às 12:16

    Imprimir


Projeto que está em andamento em 13 estados brasileiros chega ao município e pretende trabalhar propriedade como um todo

Projeto idealizado em 1998, pela Embrapa Sudeste, no município de São Carlos (SP), pelos técnicos Artur Chimelato de Camargo e André Monteiro, o Balde Cheio está presente em 13 estados da federação, e agora chega a Nortelândia, que integra vinte municípios do estado de Mato Grosso, selecionados para implantação do projeto que visa melhorar a qualidade de vida do produtor de leite e como conseqüência o crescimento da produção e do rendimento com a atividade leiteira.

O programa começa a ser desenvolvido em Nortelândia, por meio de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisas (EMBRAPA), o SEBRAE, Governo do Estado de Mato Grosso e a prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), sendo que esta ultima ficará responsável pela assistência técnica e seleção dos produtores a serem beneficiados.

O médico veterinário e técnico credenciado pela Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos (SP), Júnior Colombo, que será o responsável pela coordenação do projeto em Nortelândia, proferiu palestra na manhã desta quarta-feira (03), no auditório do Centro da Juventude “Padre Mathias Orth”, para pouco mais de 200 pequenos produtores rurais, entre eles assentados dos projetos Raimundo da Rocha (194 famílias), Nossa Terra Nossa Gente (50), São Francisco (70), quando explicou os objetivos do programa e a maneira como será trabalhado no município.

De acordo com ele, um dos focos a serem trabalhados é a mudança de conceitos quanto à lucratividade da atividade econômica e principalmente a questão da necessidade de um planejamento adequado para que o produtor tenha em mãos informações importantes, que vão desde o custo até o lucro do litro de leite para a propriedade. “Nosso objetivo principal é a melhora na qualidade de vida da família e como consequência deste trabalho haverá aumento da produção e lucratividade do negócio” destacou . Para ele, o município possui um grande potencial, se levado em consideração aspectos como o clima, abundância de água e logística para transporte de grãos.

O técnico informou ainda que uma propriedade será escolhida para funcionar como modelo do projeto a ser aplicado em outras áreas do município e que a responsabilidade dos parceiros é treinar os técnicos da secretaria que por consequência serão disseminadores dos conhecimentos e técnicas conhecidas. Durante quatro anos, a cada quatro meses, a Embrapa, Sebrae e Governo do Estado, acompanharão o cumprimento das chamadas tarefas de desenvolvimento repassados ao município, que por usa vez trabalhará as normativas com os produtores.

O prefeito municipal Neurilan Fraga, garantiu que este não será mais um programa e sim um projeto sólido de desenvolvimento do meio rural, como uma alternativa importante de fonte de renda. Ele salientou que a administração está desencadeando várias ações, dentro de uma cadeia produtiva que pretende gerar renda o ano inteiro aos produtores. “Nosso objetivo é diversificar a produção rural, melhorar a renda do produtor, por isso várias ações no meio rural, desde a criação da cooperativa, passando pela capacitação e fomentado várias atividades, dessa forma acredito que conseguiremos transformar a economia de nossa cidade” frisou.

O chefe do executivo deixou claro aos presentes no encontro, que o governo municipal tem feito sua parte, desde o inicio da gestão, e que espera da classe produtora empenho na consolidação das políticas publicas que estão sendo implementadas na área do desenvolvimento econômico, desenvolvidas simultaneamente no meio urbano e rural de Nortelândia. “O que é de nossa competência estamos fazendo, e o sucesso destes caminhos apontados depende do conjunto, o interessado precisa acreditar, mergulhar nos projetos e buscar resultado neles” alfinetou.

O presidente da Câmara, vereador Aníbal de Oliveira, destacou a importância da unidade entre poder público e beneficiados, já que a administração está determinada em buscar a qualquer custo a transformação econômica do município, aplicando projetos de desenvolvimento econômico já com resultados visíveis, como é o caso da construção de um laticínio, aquisição de caminhão tanque graneleiro, carro de apoio, entre outras ações já concretizadas em poucos meses de mandato.

O projeto de transferência de tecnologia visa aplicar conhecimentos, buscando melhoria da eficiência, produtividade e rentabilidade, fixando o homem no campo, evitando o êxodo rural. Socialmente, o Balde Cheio provoca obtenção de renda para a família do produtor, resgatando a dignidade e autoestima pela sobrevivência dessa atividade sem desgrudar da questão ambiental, demonstrando a importância da preservação e conservação do solo e de mananciais.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158953/visualizar/