Amaggi completa um ano de atividade em Lucas do Rio Verde
A fábrica da Amaggi em Lucas do Rio Verde completou um ano de funcionamento no dia 30 de maio. E o que não faltam são motivos para o Grupo André Maggi celebrar a data. Só para se ter uma ideia, de maio a dezembro de 2008, a fábrica processou mais de 475 mil toneladas de soja, mantendo uma média de processamento de 2.750 toneladas por dia, quase alcançando sua capacidade máxima de processamento, que é de 3 mil toneladas por dia. A fábrica também atua em parceria com a unidade da Sadia no município, fornecendo diariamente 68 toneladas de vapor.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, destaca que a instalação da Amaggi influenciou a mudança do perfil econômico do município. “A instalação da Amaggi veio de encontro ao processo de agroindustrialização e transformação da produção, que é nosso carro-chefe”, declarou o prefeito, acrescentando que a transformação da oleaginosa em farelo e óleo degomado é importante para o desenvolvimento de todo o Estado.
Marino explica que a Amaggi, além de elevar o PIB do município, também exerceu um importante papel no que diz respeito à geração de empregos e à atração de outras empresas. “É uma engrenagem que começa a funcionar em sua totalidade”, pontuou.
Hoje, a unidade da Amaggi é um importante gerador de empregos do município, com o emprego de 144 colaboradores diretos e 40 terceirizados. “Em época de safra este número aumenta para 50”, explica o Gerente da unidade, Flávio Nakamura.
Deste total, 30% são naturais de Lucas do Rio Verde e o restante é composto de profissionais contratados em outras regiões ou transferidos de outras unidades do Grupo André Maggi. Nakamura explica que inicialmente houve dificuldade em se encontrar mão-de-obra preparada para atuar na atividade industrial. “Um de nossos grandes desafios é justamente a formação de equipe, investindo na formação destes profissionais sem experiência fabril”, explicou, acrescentando que o acelerado processo de industrialização vivido em Lucas está mudando este panorama e atualmente já é mais fácil encontrar profissionais preparados no município.
Além da geração de empregos, a preocupação com a comunidade e o meio ambiente também permeiam a rotina de trabalho na unidade, seja com a disponibilização de banheiros para os motoristas que vão descarregar na unidade, seja com o reflorestamento na área da fábrica ou mesmo com o apoio a projetos de entidades locais pela Fundação André Maggi.
O Diretor Superintendente da Amaggi, Waldemir Ival Lotto, explica que em todos os processos produtivos do Grupo André Maggi, esta relação entre o desenvolvimento, o respeito ao meio ambiente e às comunidades é levada em conta. “É recompensador ver que o investimento feito em Lucas do Rio Verde gerou excelentes resultados para o Grupo e também para o município”, comemora.
Comentários