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Economia
Quarta - 03 de Junho de 2009 às 07:44

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A Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) confirmou ontem, durante participação no painel sobre as perspectivas para o setor, no Ethanol Summit, realizado em São Paulo (SP), obras em Mato Grosso orçadas em cerca de R$ 2,8 bilhões. O anúncio apenas ratificou aquilo que já havia sido confirmado pela diretoria da Brenco em Cuiabá, em março deste ano, ao apresentar o projeto de implantação de um poliduto no Estado.

Parte de um projeto que prevê a construção de 12 usinas em três polos nas divisas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o alcoolduto da Brenco deve iniciar a operação em 2011 e 2012. O trajeto de alcoolduto da companhia entre Alto Taquari (MT) e Santos (SP), divergente do previsto pelas outras empresas, pode ajudar na integração com as futuras concorrentes. "Todos nós conversamos muito, pois enfrentamos os mesmos problemas", admitiu Rogério Manso vice-presidente executivo de Comercialização e Logística da Brenco.

Manso prevê a possibilidade de mudança no trajeto inicial do alcoolduto da Brenco e também dá como praticamente certo a utilização da estrutura para o transporte de diesel, no sentido contrário, para abastecer cidades da região Centro-Oeste.

O projeto inicial do alcoolduto da Brenco prevê a saída de Alto Taquari (479 ao sul de Cuiabá) e a entrada no noroeste de São Paulo por um trajeto através do Mato Grosso do Sul. No entanto, o surgimento de novas usinas e possíveis clientes no sudoeste de Goiás deve alterar o trajeto para essa região. "Já o uso do duto para o transporte de diesel é comprovadamente viável economicamente por meio de estudos já feitos e passa por uma profunda análise na companhia", concluiu Manso.

Na ocasião, os executivos reunidos com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, explicaram que o projeto foi feito pensando no significativo aumento da produção do etanol no país e a questão da logística de transporte do combustível, que terá sua produção escoada pelo trecho de Alto Taquari (MT) a Santos (SP), via dutos que terão mais de 1,1 mil quilômetros de extensão. Segundos as informações do traçado, o poliduto, com conclusão prevista para outubro de 2011, terá 1.164 km de comprimento, com nove estações de bombeamento (10.900MWh/mês) e oito terminais com 440 mil metros cúbicos, sendo que cinco serão utilizados para coleta e três para entrega. O poliduto terá capacidade para transportar oito milhões de metros cúbicos de etanol por ano, sendo que aproximadamente quatro milhões serão destinados às exportações. (MP com Agência Estado)





Fonte: Diário de Cuiabá

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