Criança com gripe suína morre em Nova York
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), em todo o mundo, há 18.965 casos confirmados da doença, dos quais 117 acabaram em morte. Os Estados Unidos são a nação com maior número de casos. O vizinho México, porém, tem o maior número de mortes --são mais de 90, conforme balanço da entidade desta segunda-feira (1º).
O governo americano não informou a identidade da criança, mas o jornal "Daily News" afirma ser um menino, de 11 meses, que vivia no bairro do Bronx. Familiares disseram ao jornal que a criança foi encontrada inconsciente pela tia e morreu em seguida. As outras quatro pessoas que morreram em Nova York tinham entre 34 anos e 55 anos.
O Departamento de Educação de Nova York informou que oito escolas da cidade ficarão fechadas nesta terça-feira para evitar contágios.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Com France Presse e Associated Press
Comentários