Uribe venceria eleições no primeiro turno, diz pesquisa
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, venceria com 57% as eleições presidenciais caso decida concorrer a uma segunda reeleição, revelou hoje uma pesquisa. De acordo com a pesquisa realizada pelo instituto Ipsos-Napoleón Franco para a cadeia "RCN" de rádio e televisão e para a revista "Semana" e a emissora "La FM", Uribe ganharia no primeiro turno.
O governante não disse até o momento se vai tentar uma segunda reeleição no pleito de 2010, e ao referendo que lhe permitiria essa possibilidade necessita de conciliação, já que os textos aprovados na Câmara e no Senado são diferentes.
A pesquisa ouviu moradores de 36 cidades colombianas, entre elas as cinco maiores: Bogotá, Barranquilla, Cali, Bucaramanga e Medellín.
"A grande enquete" mediu a opinião sobre 24 possíveis candidatos, a gestão do presidente Uribe e o clima político no país, entre outros temas.
Com Uribe no cenário político. o candidato que mais se aproximaria dele seria o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, com 6% dos votos, enquanto o ex-magistrado Carlos Gaviria (esquerda) obteria 5%.
Os resultados mudam com Uribe fora da disputa. Nessa situação, os favoritos são ex-ministros da Defesa Juan Manuel Santos e de Agricultura Andrés Felipe Arias, que teriam 19% e 12% da intenção de votos, respectivamente.
Fajardo e Gaviria ficariam com 8%, cada um, o que levaria a escolha do presidente a um segundo turno, pois nenhum deles alcançaria mais de 50% dos votos.
Comentários