TAM confirma que avião avistou "pontos luminosos" no mar
A TAM confirmou, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, que tribulantes de um avião da companhia que chegou ao País avistaram "focos luminosos em alto mar" na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso do de uma aeronave da Air France que desapareceu. A TAM diz que avisou as autoridades aeronáuticas brasileiras sobre os focos luminosos, que estavam a aproximadamente 1,3 mil km de Fernando de Noronha (PE).
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que um avião da TAM que fazia a rota contrária ao da Air France avistou "pontos alaranjados" no oceano. Segundo o coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o avião da TAM, "antes de entrar no espaço aéreo brasileiro, ou seja, pelo que dá a entender, no espaço aéreo de Dacar (Senegal), a aproximadamente 5 a 10 minutos de entrar no espaço aéreo brasileiro, viu vários pontos laranjas sobre o mar".
Isso teria acontecido às 23h40 (horário de Brasília), cerca de 40 a 60 minutos depois do relato do problema com a aeronave da Air France, segundo a FAB, que acrescentou que autoridades senegalesas não confirmaram a informação.
A notícia sobre os focos luminosos foi dada no início da noite pelo presidente em exercício, José Alencar, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, onde ele foi prestar solidariedade a familiares das pessoas que estavam a bordo do vôo AF 447, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris e tinha 228 pessoas a bordo.
"Há uma notícia, mas muito vaga, de um avião aqui do Brasil - da TAM -, que teria visto alguma coisa pegando fogo numa região do Atlântico", disse Alencar. Ele afirmou ter ido ao Galeão a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial a El Salvador onde acompanhou a posse de Mauricio Funes como presidente daquele país. A programação de Lula inclui ainda visitas a Guatemala e Costa Rica.
"Ele (Lula) falou que seu eu não pudesse vir (ao Galeão), ele voltaria (de viagem)", disse Alencar, que recentemente voltou de uma viagem dos Estados Unidos onde passou por um tratamento de um câncer. "Ele vai prosseguir em viagem para cumprir compromissos importantes para o nosso País", acrescentou.
Segundo informações da Air France, 58 brasileiros estavam a bordo do voo AF 447. Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são 57.
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).
Comentários