Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 01 de Junho de 2009 às 16:48

    Imprimir


Determinado a mudar conceitos e provocar mudanças, o prefeito de Nortelândia, inaugura um novo estilo político no município de Nortelândia, fórmula que, aliás, não é usual, o costume é jogar para a platéia, falar o que o povo quer ouvir e massagear egos de olho no futuro, no voto, na simpatia do eleitor, agradando-o com palavras ou frases de efeito.

O chefe do executivo local tem sido transparente, honesto e sincero, preferindo falar à verdade e o que pensa, contrariando interesses dos mais variados, mas assumindo uma postura de falar a verdade sem enganar a população ou os segmentos organizados, o que causa impactos diferentes e muitas vezes acabam sendo mal interpretado. A verdade é que se a classe política fosse mais verdadeira com o eleitor, teríamos pessoas mais conscientes do seu papel como cidadão e principalmente entendendo a função primordial do poder público, que é garantir saúde, educação, infra-estrutura e criar políticas públicas de desenvolvimento econômico social, e não de paternalismo ou privilégios a pessoas ou grupos.

Eleito prometendo ser diferente e transformar o município vem instigando os moradores a despertar o sentimento de empreendedorismo, acreditando na mudança e buscar melhor qualidade de vida. O foco principal da gestão é alterar positivamente a auto estima do seu povo, para que se engajem nos projetos que pretendem melhorar a economia, abandonando a política tradicional e investindo num modelo de gestão moderno, produtivo e capaz de cumprir com o seu papel de gerar renda e ao mesmo tempo dotar a iniciativa privada de condições para abrir novos postos de trabalho. A sociedade de uma forma geral, esta sendo conclamada a mudar seus conceitos e apostar no futuro.

“É preciso que acreditemos em nós para que os outros acreditem em nosso potencial de desenvolvimento e assim atrairmos investimentos externos” avalia Neurilan.

Paralelamente a este trabalho de transformação das pessoas, seu governo investe em projetos de geração de renda, fortalecendo as zonas urbana e rural. Em cinco meses de governo, por exemplo, já conseguiu criar uma cooperativa que nasce forte, graças suas ações políticas, com a construção de um mini laticínio, caminhão graneleiro, carro de apoio, patrulhas mecanizadas e fábrica de ração. Outros projetos importantes são a aquisição de equipamentos para montagem de uma fábrica de doces, apoio a instalação de farinheiras, projeto de irrigação para plantio de 250 hectares de pupunha que atrairá a instalação de fabrica e beneficiamento da pupunha, a instalação de uma pequena indústria de rasteirinha e beneficiamento de buchas.

Nesta mesma linha, o município já firmou parceria com o Instituto Camargo Corrêa que patrocina a ong Mundaréu, do estado de São Paulo, que durante um ano desenvolverá um projeto de capacitação na área artesanal e ao final incentivará a instalação de uma empresa para comercialização dos produtos, o projeto conta inclusive com o apoio do Sebrae/MT. Outra parceria esta sendo viabilizada, por meio do Projeto Japuri, na área de confecção. Ainda no setor econômico, vem sendo desenvolvido o projeto com a cultura do maracujá e em andamento o da seringueira.

A abertura da feira do produtor, realizada as quartas-feiras, objetiva incentivar a produção rural, que está sendo assistida por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o próximo passo é distribuir sementes aos produtores da agricultura familiar, que serão acompanhados de perto para obterem a melhor produtividade e rentabilidade. Para fortalecer o meio rural, a Secretaria Municipal de Educação, passou a inseriu na merenda escolar alguns itens adquiridos diretamente do produtor, oferecendo as crianças qualidade e produtos saudáveis, sem agrotóxicos.

Na área urbana, a administração municipal acaba de desencadear uma campanha em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista da cidade e a Fecomércio, que visa fidelizar o consumidor local. O projeto denominado “Campanha Premiada” vai sortear quatro motos zero km para os consumidores que fizerem suas compras no comércio de Nortelândia. Várias reuniões estão sendo realizadas com os empresários para despertar o sentimento de empreendedorismo, entre elas, palestras, cursos e oficinas. O circuito empreendedor promovido em parceria com o Sebrae e o Governo de Mato Grosso, disponibilizou informações importantes para os comerciantes, de como melhorar suas vendas com criatividade e o atendimento ao público.

O ex-prefeito da cidade de Crissiumal no Rio Grande do Sul, Walter Reck, já proferiu três palestras na cidade, apresentando as alternativas de desenvolvimento, através da valorização das potencialidades locais, como forma de avançar economicamente. Em uma parceria com a Cooperativa Sicredi, Walter Reck, vai trabalhar até 2010 no município para identificar e auxiliar nos projetos de desenvolvimento econômico. Desde o inicio do ano, mais de 500 pessoas foram capacitadas, como pedreiros, empresários, produtores e atendentes.

Enfim, dessa forma, o chefe do executivo dá inicio ao processo de transformação social e econômico de um município que encontrava dificuldades para encontrar seu caminho, após a estagnação econômica com o fim da atividade garimpeira, principal fonte de renda de mais de 90% da população. Governos anteriores não se preocuparam em criar alternativas, diversificar a economia e evitar o declínio populacional e financeiro.

“A principal batalha agora é vencer a baixa estima, mudar os conceitos e apostar no futuro, acreditando que é possível vencer os obstáculos e crescer forte, retomando o desenvolvimento e gerar renda a população” ressalta o prefeito.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159061/visualizar/