Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Maio de 2009 às 16:55

    Imprimir


Os produtores mato-grossenses, criadores de bovinos e bubalinos, têm até o dia 31 de maio para imunizar o rebanho de zero a 24 meses. A vacinação faz parte da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2009 em Mato Grosso, quando cerca de 11 milhões de cabeças deverão ser vacinadas. Mato Grosso está há mais de 13 anos sem ocorrência da doença.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores sobre a importância desta etapa de vacinação, a primeira realizada neste ano, já que a etapa realizada tradicionalmente em fevereiro foi eliminada do calendário. "A sanidade do rebanho de Mato Grosso é o que nos credencia a exportar o produto para o mercado internacional", revelou o diretor-tesoureiro da Famato, Eduardo Alves Ferreira Neto.

A Famato orienta os pecuaristas para que não deixem a vacinação para os últimos dias. "O clima tem colaborado para o bom andamento da campanha, por isso, faltando apenas 10 dias para o encerramento desta etapa, é importante que o processo de vacinação transcorra com tranquilidade, evitando os atropelos de última hora", alertou Eduardo.

Os produtores têm até o dia 31 para vacinar o rebanho e até 10 de junho para comunicar a vacinação ao Indea-MT. O pecuarista que não imunizar o rebanho será multado em R$ 58 por cabeça não vacinada, além de ter que comprar a vacina para que o Indea realize o trabalho.

A próxima etapa da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2009 em Mato Grosso ocorrerá no mês de novembro, quando a imunização atinge o rebanho de todas as idades, isto é, mais de 25 milhões de cabeças, total do rebanho bovino do Estado.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159181/visualizar/